Roteiros

24 de junho de 2016
mochilas
Qual melhor tamanho de mochilão pra sua viagem? O que levar? [Cap. 1.2]
23 de junho de 2016
capa home
Quais documentos devo levar pra um mochilão pela América Latina? [Cap. 1.3]
27 de junho de 2016
 
É sempre bom começar um roteiro se baseando em valores, né? Quanto eu devo gastar em alimentação? Quanto será que vou gastar com transporte? Será que a hospedagem vai sair muito caro? Essas são perguntas frequentes que você provavelmente fica se questionando.

É bem verdade também que a maioria das vezes não conseguimos seguir fielmente os valores que outras pessoas comentam que gastaram, porque nosso estilo de viagem é outro, porque na época que fomos era alta temporada, porque o dólar subiu... Enfim, milhões de variáveis podem aparecer ao longo do planejamento da nossa viagem.

Mas, nada como você ter uma planilha onde possa basear o início do deu roteiro e daí em diante ir fazendo ajustes dos seus próprios valores.

Por isso, decidi compartilhar com você todas as planilhas das minhas viagens!

Todas apresentam o panorama geral de gastos, os valores específicos de transporte e hospedagem e um roteiro do que fazer/conhecer em cada lugar.

IMPORTANTE: É sempre bom frisar que meu estilo de viagem é super LOW COST. Eu sempre viajo gastando o mínimo que eu puder e, por isso, opto por não comer ou frequentar restaurantes e hotéis caros. Eu prefiro comer um sanduíche todos os dias e saber que vou ter o dinheiro pra fazer tudo o que eu quero até o final da viagem do que ficar luxando e acabar não tendo dinheiro suficiente pra tudo.

IMPORTANTE 2: Às vezes, as pessoas acham que pra viajar precisam ter muito dinheiro (premissa completamente errada), mas é porque se prendem a certos tipo de luxos que se você começar a desapegar, vai tornar sua viagem infinitamente mais barata. Tipo: escolher dormir num quarto com mais 19 cabeças em vez de dormir em um quarto individual.

É óbvio, que cada caso é um caso. Já fiz viagens onde eu me hospedei em quarto privado com minha amiga e o valor não saia tão discrepante, mas vai depender do estilo de viagem que você quer fazer. Eu geralmente faço mochilões, então é sempre uma pegada mais roots e já vou com uma mentalidade desapegada de qualquer tipo de luxo!

IMPORTANTE 3: Óbvio que não é porque você tá viajando estilo low cost que vai deixar de comer num restaurante legal ou fazer uma extravagância, se você quiser. O que eu tô dizendo é que se você quer luxo todo dia, realmente vai precisar investir mais dinheiro nas suas viagens, mas se você está disposto a ter luxo de vez em quando, pode ter certeza que você conseguirá viajar com pelo menos 1/3 a menos do valor que você tinha planejado!

IMPORTANTE 4: Os valores das passagens nas minhas planilhas são referentes ao local da onde eu estava morando na época. Algumas saindo de Portugal, outras saindo da Inglaterra e outras saindo do Brasil.

IMPORTANTÍSSIMO: Reparem que os valores nas planilhas estão em euro, libra, dólar ou real. Isso porque eu calculo os valores das minhas viagens segundo a moeda do país que eu estou morando no momento (com exceção da planilha do mochilão da América Latina que era melhor calcular em dólar). Então, se você mora no Brasil, atente-se em converte os valores totais para o real.

Enfim, vamos às planilhas!


 
18 dias | Tailândia (2017)

Eu e meu namorado decidimos fugir do inverno frio e chuvoso da Inglaterra (moramos nas terras da Rainha) pra curtir o inverno maravilhoso e quente da Tailândia! Foram 16 dias de fato em terras tailandesas (2 dias só de translado) com muito sol, praias, templos, elefantes, novos amigos e muitas e muitas fotos. Nosso meio de transporte alternava entre avião, ferry boat e long tail.

Fizemos essa viagem em Março de 2017. Finalzinho da alta temporada, um pouco antes de começarem as monções.

OBS: Portanto, tenha em vista que os valores desse mochilão são de 2017, era final de alta temporada, meu estilo de alimentação nessa viagem foi simples com pratos feitos, comida de rua (nada de restaurantes caros, mas comemos muito bem)! Alguns passeios tinham almoço incluso, então deu uma aliviada nos gastos e também comemos muitos mistos quentes no 7 eleven (um mercadinho que tem de tudo)! Eu gastei exatamente o valor que está descrito na planilha!

OBS 2: Se você curtiu essa planilha, espalha ela pelo mundo! Quanto mais gente viajando melhor. Pede pros seus amigos me seguirem no Instagram (@vidamochileira) que eu dou várias dicas legais de viagem!

Confira o roteiro completo


 
23 dias | Bolívia. Chile. Peru (2016)

Eu e uma amiga planejamos fazer esse mochilão sozinhas, mas já no primeiro dia de viagem acabamos conhecendo um casal paranaense super legal e dois mineirinhos gente finíssima que acabaram nos acompanhando durante todo trajeto! Foram 23 dias incríveis de muitas fotos, risadas, histórias e paisagens deslumbrantes. Fizemos todo trajeto de ônibus, pegando apenas dois aviões para trechos internos na Bolívia (um no início e um no final).

Fizemos essa viagem em Abril de 2016. Época de baixa temporada ainda, finalzinho do verão e uma mistura de calor e frio.

OBS: Portanto, tenha em vista que os valores desse mochilão são de 2016, era baixa temporada, eu morava no Brasil na época e meu estilo de alimentação nessa viagem foi simples, pratos feitos ou Buffet (nada de restaurantes caros, mas comemos muito bem)! A maioria dos passeios tinha almoço incluso, então deu uma aliviada nos gastos. Eu gastei exatamente o valor que está descrito na planilha!

Confira o roteiro completo


 
33 dias | Suíça. Grécia. Turquia. (2015)

Essa viagem eu fiz com meu ex namorado. Fizemos a maior parte do trajeto de avião e barco (entre as ilhas da Grécia), alugamos carro ou quadriciclo em todas as ilhas da Grécia e reservamos quartos privados ao invés de dividir quartos coletivos. Além disso, comemos muito bem nessa viagem (sem miséria no começo, mas no final tivemos que comer pão com presunto porque o dinheiro acabou).

Fizemos essa viagem em Agosto e Setembro de 2015. Época de alta temporada, verão e muito calor.

OBS: Portanto, tenha em vista que os valores dessa viagem são de 2015, era alta temporada, eu morava na Inglaterra na época e meu estilo de alimentação nessa viagem foi sem miséria. Não comia em restaurantes caros, mas comia pratos típicos dos lugares e tudo muito bem servido. Fora minha compulsão em beber milkshake quase todos os dias na Grécia. Acabamos não controlando muito bem os gastos no início e gastamos 232,00 libras a mais do que o planejado (tivemos até que pedir carona na Capadócia, porque não tivemos dinheiro pra pagar o Red tour) rs.

Confira o roteiro completo


 
40 dias | Portugal. Itália. Croácia. Hungria. República Tcheca. Holanda. França. (2013)

Esse mochilão eu fiz com uma amiga. Foram 40 dias incríveis de muitas fotos, fofocas, risadas, histórias e um acidente de moto básico! Fizemos a maior parte do trajeto de ônibus, pegando apenas dois ou três aviões de companhias low cost (Easyjet e Ryanair).

Fizemos essa viagem em Julho e Agosto de 2013. Época de alta temporada, verão e muito calor.

OBS: Portanto, tenha em vista que os valores desse mochilão são de 2013, era alta temporada, eu morava na Ilha da Madeira na época e meu estilo de alimentação nessa viagem foi simples, pratos feitos ou Buffet (nada de restaurantes caros, mas comemos muito bem)! Eu gastei exatamente o valor que está descrito na planilha!

Confira o roteiro completo


 
10 dias | Londres. Edimburgo. Dublin. (2013)

Esse mochilão de 10 dias eu também fiz sozinha. O meio de locomoção nessa viagem foram as companhias aéreas low cost, super famosas na Europa (Easyjet e Ryanair).

Essa viagem eu fiz em Abril de 2013. Época de baixa temporada ainda e primavera, mas fazia um friozinho.

OBS: Portanto, tenha em vista que os valores desse mochilão são de 2013, era baixa temporada, eu morava na Ilha da Madeira na época e meu estilo de alimentação nessa viagem foi quase toda à base de sanduíches e Mc Donald’s também! Eu gastei exatamente o valor que está descrito na planilha!

Confira o roteiro completo


 
32 dias | Espanha. Bélgica. Alemanha. Polônia. Áustria. Eslováquia. Portugal. (2013)

Esse mochilão de 32 dias eu fiz sozinha. Coloquei meu mochilão nas costas, minha câmera no pescoço e fui pulando de país em país conhecendo lugares lindos e fazendo muitos amigos (até hoje nos falamos) - a maioria o trajeto eu fiz de trem, pegando apenas dois ou três aviões de companhias low cost (Easyjet e Ryanair).

Essa viagem eu fiz em Janeiro de 2013. Época de baixa temporada, inverno e muito frio, cheguei a pegar -17ºC em Zakopane na Polônia.

OBS: Portanto, tenha em vista que os valores desse mochilão são de 2013, era baixa temporada, eu morava na Ilha da Madeira na época e meu estilo de alimentação nessa viagem foi quase toda à base de sanduíches e Mc Donald’s! Eu gastei exatamente o valor que está descrito na planilha!

Confira o roteiro completo


 
8 dias | New York (2012)

Essa viagem eu fiz com meu ex namorado. Nós tínhamos acabado nosso work experience na Universal Studios e decidimos fazer uma viagem legal com o dinheiro que ganhamos nesse intercâmbio. Nosso meio de locomoção foi basicamente o metrô e os nossos pés (andamos pra caralh*). Além disso, comemos podrão a maioria dos dias e tentamos não gastar muito com lembrancinhas.

Essa viagem eu fiz em Março de 2012. Época de baixa temporada e tava frio pra caraca.

OBS:OBS: Portanto, tenha em vista que nos valores dessa viagem de 2012, não estão especificados os gastos com alimentação, transporte e hospedagem. Os valores da planilha englobam só as atrações.

Confira o roteiro completo


Se você curtiu minhas planilhas e quiser um roteiro personalizado pra sua viagem é só mandar um e-mail pra contato@vidamochileira.com.br que a gente pode trabalhar juntos num planejamento irado sob medida pra você!

Maryana Teles
Maryana Teles
Carioca, publicitária e apaixonada (digamos que, talvez, viciada) por viagens de estilo low cost. 25 países na bagagem e muitas histórias, micos, dicas e inspirações pra quem também vive (ou quer viver) uma VIDA MOCHILEIRA!
  • Luciano

    Esta dando erro na hora de baixar as planlhas

    • Vida Mochileira

      Oi Luciano!

      A parada é que quando se clicava no título não baixava mesmo. Tinha que clicar dentro do retângulo “Confira o roteiro completo”. Mas, como assim como você outras pessoas ficaram confusas, agora tanto clicando no título quanto no retângulo faz download direto!

      Me confirma se você consegue baixar a planilha agora!

      Bjs

      Mary

      • Islaine Santana

        Tentei baixar também e não consigo :/

        • Vida Mochileira

          Você tentou agorinha?

          Muito estranho! Eu tô conseguindo baixar todas as planilhas aqui e meu irmão que tá no Brasil também tá conseguindo.

          Será que pode ser algum cookie do seu PC que não tá deixando baixar (entendo merda nenhuma dessas coisas hahahaha).

          Tenta baixar de novo, por favor e me manda um feedback!

          Bjs

          Mary

          • Islaine Santana

            Olá, Mary! Muito obrigada pela sua atenção 🙂
            Tentei baixar de novo e consegui! Parabéns pelo conteúdo e pelas excelentes explicações sobre tudo.
            Espero te contatar em breve sobre algumas dúvidas que ainda me restaram.
            Bj de mais uma nova fã!

          • Vida Mochileira

            Oiiii! Ufaaaa!

            Que ótimo e que alívio! hahahahaha

            Me manda direct lá no instagram que a gente bate um papo e quem sabe sua dúvida não vira mais conteúdo pro blog?

            Bjs

            Mary

  • Pingback: Roteiro completo: mochilão na Bolívia, Chile e Peru | Gostaria De Ir()

  • Carla Viggiano

    Olá, Estou amando os videos do Insta sobre a viagem da Tailândia. Vc também irá disponibilizar seu roteiro aqui?

    Bj

    • Vida Mochileira

      Oiii Carla!

      Que bom te tá curtindo as stories! 🙏

      Claro! Assim que eu voltar pra casa já atualizo a planilha e coloco aqui! Depois vou sentar com calma e escrever tudinho explicadinho sobre cada lugar!

      Beijinhos

      Mary

  • Helio Carlos Candeias Rabello

    Oi, Maryana!

    Simplesmente fantástica sua planilha e seus relatos… pq eu só te conheci agora?? rs

    O vidamochileira.com será meu guru de viagens a partir de hoje!

    Obrigado.

    • Vida Mochileira

      Oiii Heliooo!!!!

      Fiquei arrepiada com teu comentário!!!

      Fico super feliz de poder ajudar como posso!

      Viajo gastando pouco como qualquer pessoa que gosta de mochilar viaja!

      Não ligo pra conforto, comida chique… meu negócio é viajar o máximo que posso gastando pouco!

      Qualquer dúvida tu me manda direct no instagram!!!

      Bjs

      Mary

  • Alana Argollo

    Nossa, como o queijo quente do 7 eleven me salvou na Tailandia hahahaha
    Acompanhei toda sua viagem, até comentei com vc do sleep aboard!
    Muito bom!!!
    Parabéns pela planilha 🙂
    bjs!

    • Vida Mochileira

      Oiiii!

      Hahahaha nem fala! 7 eleven é vida!

      Acho que 80% das nossas refeições foram lá! Hahahhaha

      Bjs

      Mary

  • Suyane Alvarenga

    adorei o roteiro da Tailandia! Acho que vou fazer em Janeiro!!!!

    • Vida Mochileira

      Oiii Suyane!

      Que hom que curtiu! Eu gostei muito e conhecemos tudo que queríamos!

      Se você tiver alguma dúvida me manda mensagem pir email ou Instagram!

      Bjs

      Mary

  • Karol

    Oi! Queria saber que câmera você levou na viagem?

    • Vida Mochileira

      Pra Tailândia eu levei só a Gopro Hero 4 Silver e o Iphone 5 Se e o Iphone do Mark que é o 6!

      Tenho a Canon também, mas não levei não!!!

      Beijos

      Mary