O que fazer em New York numa conexão de 15 horas

Belo Horizonte e um bate e volta à Inhotim | Escrito por Carol Dellivenneri
1 de novembro de 2017
Prós e contras de ser Au Pair
15 de novembro de 2017
 
Oiii gente!

Os que me acompanham a mais tempo sabem que eu moro na Inglaterra e visito minha família no Brasil, pelo menos, uma vez por ano. O problema é que as passagens têm ficado cada vez mais caras e a forma que eu e o Mark encontramos pra tentar economizar no voo é fazer várias conexões, já que voo direto tem saído o olho da cara.

Dessa vez pagamos 620,00 libras ida e volta com uma conexão de 5 horas em Miami na ida (nem saímos do aeroporto porque gastamos mais tempo na imigração do que de fato esperando o voo) e uma conexão de 15 horas em New York na volta (depois de avaliarmos todas as possibilidades de voos, valores e tempo de conexão, decidimos que ter 15 horas em NY não seria tão mal assim, já que teríamos tempo o suficiente pra explorar alguns cantinhos da cidade que nunca dorme).

Ahhhhh! Antes de começarmos, só queria comentar que fiz essa conexão em New York sozinha, porque o Mark tinha voltado pra Inglaterra 2 semanas antes de mim. Fiz tudo sozinha em New York e foi muito tranquilo andar por lá sendo mulher (e estando sozinha). Não vi qualquer tipo de perigo (em todos os sentidos), me senti super segura e amei minhas 15 horas explorando essa cidade do meu jeito, no meu tempo!

ROTEIRO | O QUE FAZER NUMA CONEXÃO DE 15 HORAS
✔️ 1- Times Square
Tem várias atrações pela rua como a famosa escadaria da Times Square, os telões emblemáticos, shows de rua com artistas de rua e, às vezes, até programas de TV, mas também tem várias lojas interessantes com designs modernos que vale a pena a visita, como por exemplo a loja da M&M; ⠀

✔️ 2- Broadway ;
Eu caminhei pela avenida Broadway, mas não deu tempo de assistir nenhum musical ou àqueles espetáculos maravilhosos que a gente vê nos filmes americanos. Em 2012 eu assisti ao musical Wicked e é realmente incrível a perfeição dos detalhes, foi tudo que a gente esperava e mais um pouco.

✔️ 3- Biblioteca Pública Nacional (gratuita);

✔️ 4- Grand Central Station
Palco de vários filmes famosos como: Os Vingadores, Teoria da Conspiração, O colecionador de Ossos, Homens de Preto 1 e 2, Amizade Coolorida, entre outros. A Grand Central Station também foi palco de vários flash mobs e é um ótimo lugar pra você parar e admirar a arquitetura incrível e os pequenos detalhes desse lugar, que até hoje funciona normalmente como uma estação de trem.

✔️ 5- 5th Avenue; ⠀

✔️ 6- Empire State Building (visite o site)
Você pode ir conhecer o prédio, ver como é lindo e imponente por fora - de graça- mas, se quiser ir até o topo tem que pagar de 34,00 a 54,00 dólares (depende do ingresso que você vai escolher - 86º andar ou 102º) e enfrentar muita fila. Você pode reservar seu dia com antecedência ou comprar na hora.

✔️ 7- Rockefeller Center (visite o site)
Você pode ficar ali pela praça que é de graça, pode visitar a loja oficial da Lego que também é de graça e fica ali no pé do Rockefeller ou você também pode subir até o topo e ter uma vista incrível da cidade com vista pro imponente Empire State Building! O valor do ingresso é 37,00 dólares e você precisa reservar seu horário com antecedência. Pode ser que role uma filinha de leve, mas a princípio é bem organizado porque seguem à risca os horários reservados.

✔️ 8- St. Patrick's Cathedral
Fica em frente ao Rockefeller Center e é maravilhosa por dentro e por fora. Vale muito a visita e é de graça.⠀

✔️ 9- Central Park
Tem lugares que você vai se beliscar pra ter certeza de que não tá dentro de nenhum filme americano. Eu gastei umas duas horas explorando o Central Park passando por alguns lugares incríveis. Vi casamentos, ópera no meio da rua, street dance, vários artistas de rua tocando vários instrumentos diferentes e vi muito amor e cultura transbordando por cada cantinho do Central Park que é um lugar tão grande e lindo que pra conhecer ele de cabo a rabo eu arrisco dizer que você vai precisar de um dia inteiro (e isso eu não tinha, mas consegui curtir muitooo minhas duas horas por esse paraíso localizado no meio dessa selva de pedra que é New York).

✔️ 10- Metropolitan Museum
Eles cobram um valor simbólico que pode ser a quantia que você quiser. Confesso que não entrei nesse museu, não porque não tinha mais tempo (ainda tinha 1 hora sobrando no meu roteiro depois de conhecer todos os outros nove pontos), mas sim porque não sou muito fã de museus. Eu prefiro coisas a céu aberto. E como era minha última hora em New York antes de ir pro aeroporto, optei por ficar sentada na escadaria do The MET (Metropolitan Museum) curtindo um artista de música que tava tocando saxofone de forma lindíssima. Aí fiquei lá, admirando as pessoas passando naquele fim de tarde ao som daquelas melodias lindas até dar a hora de eu voltar pro aeroporto.

Se você fizer esse roteiro nessa ordem, consegue conhecer tudo isso em 11 horas parando, tirando foto e curtindo os lugares muito bem. ⠀

Não coloquei mais coisa no roteiro, porque o trajeto da Times Square pro aeroporto JFK (e vice-versa) leva em torno de 45 minutos a 1 hora de metrô e recomenda-se chegar 3 horas antes do embarque para voos internacionais!
fundo parallax

Viajar liberta a alma e te ensina coisas que nenhuma sala de aula pode te ensinar!

"Fiz tudo sozinha em New York e foi muito tranquilo andar por lá sendo mulher (e estando sozinha).

Não vi qualquer tipo de perigo (em todos os sentidos), me senti super segura e amei minhas 15 horas explorando essa cidade do meu jeito, no meu tempo!"
 
QUANTO EU GASTEI NESSA CONEXÃO DE 15 HORAS EM NEW YORK
Fiz tudo andando, não paguei pra entrar em nenhuma atração (já que optei por não subir no Empire State Building porque tava com uma fila de espera bizarra e eu já tinha subido no Rockefeller em 2012) e almocei no Mc Donald's pra economizar! Comi dois cheeseburgers no almoço por 4,55 dólares (2,09 dólares cada + taxa) e pedi água da torneira (tap water) que nos EUA é própria pra consumo e é de graça. Antes de embarcar no avião comi no Mc Donald’s do aeroporto uma batata pequena e um cheeseburger por 4,44 dólares.⠀

Vamos detalhar os gastos pra ficar mais fácil:

- $ 16,50 pra sair e voltar pro aeroporto
7,75 (air train + metrô) ida + 7,75 (air train + metrô) volta + 1,00 de taxa pro cartão = 16,50 dólares (você já coloca esse valor todo de uma vez assim que sai do air train pra pegar o metrô sentido Times Square);

- $ 4,55 dois cheeseburgers do almoço no Mc Donald’s;

- $ 2,45 que eu dei pros carinhas do street dance (eram meus únicos trocados);

- $ 1,00 imã de lembrança

- $ 4,44 batata pequena + cheeseburger do jantar no Mc Donald’s

TOTAL: $ 28,94 dólares que eu gastei pra passar 15 horas em New York

OBS: Na verdade, eu fui burra pra caralh* e peguei o trem errado na hora de sair do aeroporto e paguei uma multa de 16,00 dólares por não ter comprado o ticket. Hahahahahah Coisa que só acontecem comigo.

Eu tinha o ticket do metrô, mas em vez de descer mais uma escada pra ir pro metrô achei que já tava no nível certo e entrei no primeiro trem que eu vi (achando que era o metrô, já que tinha perguntado pra três pessoas diferentes se aquilo era o metrô), não deu nem 2 minutos e percebi que tinha feito merda. Passaram-se 30 segundos depois dessa minha realização de que “FUDEU o baile” e vem o fiscal conferindo o ticket da galera!

Ele pediu o ticket e eu toda ingênua dei meu ticket do metrô e ele olhou pra mim e disse: Isso aqui não é o metrô! Esse é o trem da Long Island. Posso ver seu ticket certo?

E eu com aquela cara de cu do tamanho do mundo, disse que não tinha o ticket porque achei que era o metrô (por que eu iria comprar o ticket do metrô e entrar num trem que não é o metrô de propósito? NÃO FAZ SENTIDO! Obviamente eu tava perdida e dava pra ver pela minha cara de desespero de que eu tinha feito merda).

O cara não quis nem saber e já meteu um: Já que você não tem o ticket, são 16,00 dólares. Eu quase morri né? Tinha acabado de pagar 16,00 dólares pra ir e voltar pro aeroporto de metrô e nessa brincadeira de errar o trem tive que pagar 16,00 dólares só no ticket da ida desse trem da Long Island, que no final das contas tava indo, praticamente, pro mesmo lugar que eu ia saltar no metrô.

O trem da Long Island é mais rápido que o metrô, mas é bem mais caro, então não compensa muito. Eu tive que pagar os 16,00 dólares, obviamente, e fiquei puta comigo mesma por não ter prestado atenção. Massss, essa vida de blogueira não é fácil. Quando eu entrei no trem errado eu tava filmando pro Youtube, fazendo stories, anotando coisas pro blog e tirando foto, tudo ao mesmo tempo, e obviamente que me distrai e entrei na merda do trem errado! ÓDIOOOOO!

Então, não sejam burros que nem eu e prestem atenção nas plaquinhas e se mesmo assim se sentirem perdidos, perguntem pros funcionários do trem ou do metrô, porque eu perguntei pras pessoas em volta e os fdps me falaram que o trem era o metrô! Vontade de socar a cara de todo mundo!

Bommmm, voltando ao assunto doas gastos! No meu caso, eu gastei 44,94 dólares porque sou idiota, mas você não precisa gastar isso se for esperto! Então, considere o valor verdadeiro sendo 28,94 dólares, já que eu teria pago isso se tivesse prestado atenção.

Enfim, só mais um adendo: Eu desci na Penn Station (que é a última parada do trem da Long Island), aí tinha a opção de andar uns 20/30 minutos até a Times Square ou pegar um metrô e ir até a 42th Station. Como eu não podia perder muito tempo, optei por pegar o metrô mesmo e usei o ticket que eu não tinha usado saindo do aeroporto.

 
DICA DE COMO SAIR DO AEROPORTO JFK EM DIREÇÃO À TIMES SQUARE SEM SE PERDER
📍 Se você tiver conexão em New York já tenta despachar as malas assim que chegar! Minha escala era de 15 horas e eu consegui despachar assim que cheguei! ⠀

📍 Assim que despachar a mala suba até o segundo piso e siga as placas de sinalização "Air Train" que vai te levar a uma escada rolante ou elevador (tanto faz). Suba até o terceiro andar! ⠀

📍 Veja os televisores das duas plataformas! Você quer ir para a Jamaica Station! Preste atenção porque tem dois trens indo no mesmo sentido! Você tem que pegar o que vai pra Jamaica Station (são só duas estações - 10 minutos). ⠀

📍 Ande em direção ao metrô! Tem placas de sinalização por toda parte! Terão dois tipos de máquina pra vender ticket:
1- Metrô (a que você quer - $7,50 cada trajeto + $1,00 taxa);
2- Long Island trem (mais caro, mas vai pra Times Square mais rápido - $15,00 cada trajeto + $1,00 taxa). ⠀

📍 Peça ajuda se achar complicado! Deixe claro que você quer comprar ticket de ida e volta pro metrô ($16,50 serão suficientes – eu coloquei 0,50 a mais just in case rsrsrsrs. Se você estiver fazendo conexão esse valor tá bom, mas se você tiver indo passar as férias em New York, aí você coloca o valor que você quiser, já que você vai acabar pegando metrô outras vezes durante a sua estadia na cidade) e que você quer ir pra Times Square.

📍 Na hora que passar pela roleta, fique atento às sinalizações do metrô! À sua esquerda terão os trens da Long Island (Penn station e outros! NÃO desça aí)! Siga até o final e desça para direita seguindo as placas do metrô E. Ou desça a escala rolante na sua frente assim que você passa a roleta depois de comprar o ticket e vire à esquerda lá embaixo no primeiro piso e vá seguindo as placas do metrô E!

📍 Assim que entrar no metrô E, procure um lugar pra sentar porque o trajeto dura em média 45 minutos a 1 hora! Você tem que descer na 42th Station pra descer em plena Times Square!

📍 Na hora de voltar pro aeroporto JFK, pra evitar baldeações e evitar ficar perdido entre as mil e uma linhas do metrô de NYC, é melhor você pegar o metrô na Broadway entre a 42th Avenida com a 8th Avenida (42 St - Port Authority Bus Terminal Station) e seguir as placas do metrô E. Antes de passar a roleta é bom conferir com a moça da bilheteria se você tem créditos no seu cartão pra chegar até o aeroporto JFK, se tiver ótimo! Se não tiver, peça pra ela colocar só o valor que falta pra você chegar até o aeroporto.

📍 Após passar a roleta do metrô, siga as plaquinhas do metrô E com sentido Uptown & Queens. Fique muito atento nessa parte porque metade das pessoas são confusas e dão informações erradas dizendo que é pra você pegar no sentido Downtown. Mas, não é! O sentido correto pra sair da Times Square e ir pro aeroporto JFK é o sentido Uptown.

📍 Asssim que você vira à direita pra descer a escada no sentido Uptown, você vai ver uma plaquinha com indicação do aeroporto! Desceu o último degrau da escada, vire à sua esquerda e espere o metrô. Essa parte é bem confusa porque quando você desce a escada tem a opção Uptown quando você vira pra direita ou esquerda, então, ATENÇÃO! Vire à esquerda!

📍 Fique atento, porque onde você tá esperando seu metrô E com sentido Jamaica Center também passam outras linhas de metrô com outras letras, então, fique atento pra pegar o metrô certo com a letra E com sentido Jamaica Center. Uma vez que você já esteja dentro do metrô relaxe!

📍 Depois de uns 40 minutos, comece a ficar ligado nas estações. Você tem que descer na Sutphin Blvd – Archer Av – JFK Station pra pegar o Air train de volta pro aeroporto.

📍 Cuidado pra não confundir! São duas Jamaicas Stations:
1- Metrô (Jamaica Center)
2- Air Train (Jamaica Station)

Não desça na estação Jamaica Center do metrô. Você vai pegar o metrô E no sentido Jamaica Center, mas vai descer na Sutphin Blvd – Archer Av – JFK Station pra pegar o Air Train na Jamaica Station.

📍 Desça na Sutphin Blvd e siga as plaquinhas pro Air Train JFK. Não tem erro, tem plaquinha pra tudo que é lado indicando o Air Train.

📍 Passando a roleta do Air train você vai andar mais um pouco e esperar o trem no sentido Federal Circle que é o trem que passam em todos os terminais (1, 2, 4, 5, 7, 8). Geralmente ele passa do lado direito da plataforma, mas é sempre bom conferir no telão os trens e os sentidos, porque são dois sentidos diferentes e mais de um trem por sentido. Então, preste atenção e se não tiver certeza, PERGUNTE!

📍 Se você não lembrar qual é o terminal da sua companhia aérea, consulte no próprio Air train. Acima de cada porta, tem o mapa do Air train e também os terminais de todas as cias aéreas do aeroporto JFK. Aí é só ficar ligado e descer no terminal certo e seguir as plaquinhas pra fazer seu check-in!

 
PRECISA DE VISTO PRA FAZER CONEXÃO NOS EUA?
Muita gente me perguntou se eu precisei de visto pra fazer conexão nos EUA e a resposta é: Sim! Você precisa de visto só pra colocar seu pezinho em solo americano!

Recomendo ler esse site: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/turismo-e-visitante/

Existem dois tipos de visto pra quem vai fazer conexão: visto de trânsito que é basicamente um visto que você usa pra fazer conexões e o visto de turista que vale por 10 anos! Eu aconselho tirar logo o visto de turista!

Muita gente se ferra porque compra a passagem com conexão pelos EUA e acha que só porque não vai sair do aeroporto não precisa de visto, MAS PRECISA SIM! Saindo ou não do aeroporto você precisa de visto se for passar pelos EUA.

💡Ahhhh! Quem tem passaporte europeu não precisa de visto e sim de uma autorização de viagem chamada ESTA que custa 14,00 dólares e vale por 2 anos e você faz online e ela fica pronta em dois dias! (Foi isso que usamos quando fizemos a conexão nos EUA – eu tenho passaporte português e o Mark é tcheco!). ⠀

Confira mais informações sobre a ESTA. CLICANDO AQUI!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
DICA1: Como os EUA tem um sistema de imigração muito rígido, é muito comum eles abrirem as malas dos passageiros para checar se não tem nada de suspeito que ameace a vida das pessoas durante um voo ou contrabando de comidas e/ou animais ilegais.

O problema é que quase sempre você pega sua mala na esteira com algum dano. Esse dano quase sempre é no cadeado. Por isso, se você for fazer conexão nos EUA recomenda-se que você use o cadeado TSA que é aprovado pelo governo Americano, já que eles podem abrir esse cadeado sem danificá-lo. Se você não tiver um desses, pode ter certeza que seu cadeado vai vir completamente quebrado (como o meu veio) e vai receber uma cartinha da Segurança Americana dizendo que eles têm o direito de investigar sua mala para em prol da segurança geral.

Beleza que vão investigar a mala, massss powwww! Nem pra dar um cadeadinho novo? Vacilo, né? Hahahahaha

DICA 2: Se você tem conexão em New York, vai sair do aeroporto e não conseguiu despachar suas malas pro seu destino final por conta do tempo de espera da conexão, é possível guardar suas malas no guarda-volumes do aeroporto (JFK Airport Luggage Storage).

Essas são as localizações dos três guarda-volumes disponíveis no aeroporto JFK:

Terminal 1 – ARRIVAL (chegada) - Primeiro andar (perto da Alitalia e Olympic Airlines)
Horário de funcionamento: 7:00 às 23:00
Valores: Entre $4,00 e $16,00 dólares por dia (depende do tamanho da mala)

Terminal 4 - ARRIVAL (chegada) - Primeiro andar (para quem chega pela Delta Air Lines)
Horário de funcionamento: 24 horas
Valores: Entre $4,00 e $16,00 dólares por dia (depende do tamanho da mala)

Terminal 8 - (American Airlines)
Horário de funcionamento: 6:00 às 22:00
Valores: Entre $8,00 e $18,00 dólares por dia (depende do tamanho da mala)

Se você curtiu o post, compartilha com os seus amigos e me deixa um comentário aqui embaixo!

Beijos e até a próxima!


Maryana Teles
Maryana Teles
Carioca, publicitária e apaixonada (digamos que, talvez, viciada) por viagens de estilo low cost. 28 países na bagagem e muitas histórias, micos, dicas e inspirações pra quem também vive (ou quer viver) uma VIDA MOCHILEIRA!