O que é ser mochileiro – dicas e inspirações

0

Como não existe uma definição exata do que é ser mochileiro, vou compartilhar aqui a MINHA OPINIÃO:

Ser mochileiro é ser independente, desde o momento do planejamento até o momento de execução da viagem. É pesquisar e organizar o roteiro sozinho, conforme a sua necessidade de conhecer o lugar. É não seguir pelo caminho mais fácil das agências de turismo, porque a melhor parte é o caminho mais demorado do planejamento em si.

Ser mochileiro é não priorizar looks pra uma viagem ou as fotos que você quer tirar e sim priorizar as experiências que você quer viver, que vão mudar um pouco de quem você é até o final daquela viagem.

Ser mochileiro é viajar com pouca bagagem, pensando na praticidade do trajeto que você precisa percorrer, é estar aberto ao novo e ao diferente, é ter a mente aberta pra conhecer novas culturas, mesmo que elas sejam completamente diferentes da sua, é se permitir conhecer pessoas novas e estar sempre disposto a aprender mais.

Ser mochileiro é gastar o menos possível em cada viagem pra viajar mais, é entender que cada lugar tem uma conexão especial e que os destinos das revistas e dos blogs, tem muito mais a ser explorado que só os pontos turísticos clichês.

Ser mochileiro é querer visitar os lugares a pé pra se perder, é andar sem rumo e fazer amizades duradouras ou passageiras apenas pra tomar aquela tequila no bar da esquina que vocês descobriram. É fazer uma viagem curta, mas intensa por dentro ou uma viagem longa com muitos aprendizados.

Ser mochileiro é não ter medo da liberdade de estar sozinho durante uma viagem e da certeza de que nunca estará só, é ficar em hostel, couchsurfing ou fazer worldpackers pra economizar. Ser mochileiro é não ter medo de arregaçar as mangas e fazer a viagem acontecer, seja com o dinheiro contado do seu trabalho formal ou com o dinheiro que ainda vai vir durante a viagem através dos sanduíches que você vai vender na praça.

Ser mochileiro não significa viver viajando e nem é sinônimo de ser nômade digital, você pode muito bem viver uma viagem intensamente e voltar pra casa, pra sua rotina e pro seu trabalho. A única coisa que você precisa ter em mente é que você volta o mesmo por fora, mas, provavelmente, completamente diferente por dentro e só cabe a você usar essa transformação pra fazer as mudanças que você quer ver no mundo e inspirar de forma positiva as pessoas que passam pelo seu caminho.

Ser mochileiro é basicamente não ter medo da estrada e muito menos do resultado e das perguntas que uma viagem vai trazer pra sua vida.

Cada um tem uma definição do que é ser mochileiro e elas geralmente vão muito além do que o fato de viajar com um mochilão nas costas e gastar pouco. Ser mochileiro tem a ver com a sua mentalidade, com o modo que você vive as suas experiências e o que você leva de cada viagem. Ser mochileiro é voltar diferente de cada viagem, pois cada uma promove uma mudança diferente na nossa mentalidade e na forma como enxergamos o mundo. Não acredito que um mochileiro possa viajar e voltar exatamente igual, apenas com fotos bonitas na câmera. Um mochileiro viaja não só pelas fotos do mundo afora, mas pela transformação que ele quer ver e viver dentro dele.

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Até a próxima!

Beijos,

Mary

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Cartão de débito internacional: Transferwise
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago (10% OFF VIDAMOCHILEIRA10): @fuigosteitrips
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Seguro Viagem para viagens longas e nômades digitais ($37 dólares por 4 semanas): SafetyWing
– Chip de Internet (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Chip de Internet Yes Brasil
– Consultoria de viagens comigo: vidamochileira@gmail.com
– Aluguel de carro: Rentcars

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!