AVEIRO – A Veneza portuguesa!

Gerês
GERÊS – Um paraíso escondido em Portugal
3 de julho de 2017
Ilhas Cíes Espanha
ILHAS CÍES – Um Caribe espanhol
17 de julho de 2017
 
Oiii Genteeee!

Como vocês sabem eu fui pro Porto em Portugal completamente aleatória e sem qualquer tipo de planejamento. Queria viver conforme a minha vontade sem ter programação pronta! Essa foi a primeira vez na minha vida que viajei sem roteiro e posso confessar que curti muito a experiência! Óbvio que eu tinha bastante tempo no Porto e podia organizar meus dias da melhor forma possível, mas se eu tivesse com os dias apertados, eu acho que provavelmente o meu lado LOKA DAS PLANILHAS ia brotar e falar mais alto! hhahahahaha

Eis que viajando sozinha conheci muita gente foda pelo caminho. Olha a listinha da galera que eu fiz amizade nos dois primeiros dias de viagem:

Laurent (Bélgica) | Ian (EUA) | Amy (Inglaterra) |Chris (Austrália) | Shinhae (Korea do Sul) | Álvaro (Portugal) | Marcos (Portugal) | Viriato (Portugal) | Iulius (Hungria) | Mariana (México) | Sintija (Letônia) | Ludmila (Brasil)

Foram dez nacionalidades diferentes compartilhando histórias, memórias, risadas e muitas aventuras! E foi assim que fui construindo meu roteiro. Um falava: Bora conhecer o lugar tal? Aí geral: Bora! Ou Pô ouvi dizer que o lugar tal é irado, vamos? Aí geral: Vamos!

E essa é a coisa mais legal de viajar sozinho(a) é que quando você viaja sozinho você nunca fica sozinho! Se você se permitir viver e conhecer novas pessoas, estará sempre rodeado de novos amigos!

Enfim! Eis que na quinta-feira à noite um dos portugueses comentou que Aveiro era uma gracinha e a brasileira disse que parecia Veneza, mas com um toque português!

CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que eu fiz de Aveiro.

SOBRE AVEIRO
Aveiro é uma cidade super charmosa e cheia de detalhes. As casinhas tradicionais portuguesas coloridas e cheias de azulejo deixam as ruas ainda mais encantadoras.

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a charmosa cidade de Aveiro é cortada por um canal e é considerada um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros (barcos que originalmente eram usados para apanhar algas – moliços), aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e ao seu tranquilo ambiente urbano.

fundo parallax

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a charmosa cidade de Aveiro é um dos destinos mais encantadores de Portugal.

 
COMO CHEGAR EM AVEIRO?
Como estávamos no Porto, pegamos um trem na Estação São Bento e fomos direto pra Aveiro.

O ticket ida e volta custou 7,40 euros e o percurso durou 1h 10 minutos.

Você pode ver os horários e valores dos trens nesse site: https://www.cp.pt/passageiros/pt

*** Se você já tiver o cartão do trem (CP – Comboios de Portugal), o ticket ida e volta sai por 6,90 euros.

Acredito que a melhor forma seja ir de trem mesmo, além de rápido é bem fácil e achei o preço super acessível.

OBSERVAÇÃO: A estação de trem de Aveiro não tem locker para malas. A gente foi pra Aveiro com a mala de mão do Laurent porque disseram que tinha locker lá e quando chegamos não tinha. Ficamos rodando que nem duas baratas tontas pela cidade atrás de algum hotel que pudesse guardar a mala dele. Mas, como é Europa a maioria dos hotéis são proibidos de guardar malas que não sejam de hóspedes, mas depois de chorar muito e implorar pra recepcionista do hotel Welcome In, ela guardou a mala na dichava e pediu pra gente fingir que era hóspede quando voltasse pra pegar a mala. hahahahahaha

OBSERVAÇÃO 2: A estação de Porto São Bento tem armário pra guardar as malas e você paga 1,00 euro pra fechar o armário e pra deixar a mala por 1 hora. Se você deixar a mala por mais de 1 hora a cobrança é feita da seguinte forma:

- Segunda hora: + 0,50 euros
- Terceira a sexta hora: + 2,00 euros
- Sétima a décima quarta hora: + 3,00 euros

MELHOR ÉPOCA PRA IR PRA AVEIRO?
Não tem melhor época pra ir pra Aveiro! Qualquer dia é dia de conhecer essa cidade charmosa, mas é aconselhável que você a visite num dia ensolarado pra aproveitar tudo que a cidade tem pra oferecer e, óbvio, pra poder curtir as praias de Aveiro também! A água das praias é gelada, por isso, é muito importante que você visite Aveiro com sol pra poder curtir não só a cidade em si, mas também as praias que ficam por perto.

Mas, seu eu tiver que sugerir uma época pra você visitar Aveiro, tente ir no verão!

Por dois motivos:

1- O horário de verão faz os dias serem mais longos, então você vai aproveitar mais o lugar com mais horas de sol;

2- O clima é mais quente e tem mais dias de sol (não que você não possa visitar Aveiro com chuva, só acho que você vai aproveitar mais com sol, porque além de passear pelo canal, você ainda pode conhecer várias praias).

Aveiro é uma cidade bem tranquila e charmosa. Além do canal, você tem as praias, a arquitetura e a cultura local pra curtir.

 
O QUE FAZER EM AVEIRO?
- Passeio de Moliceiro

*** 6,00 euros comprando com hotéis parceiros (compramos o ticket no hotel Welcome In) e 8,00 euros comprando na hora.

Esse é um dos passeios tradicionais de Aveiro, todo mundo que vai pra Aveiro faz esse passeio e eu curti bastante, principalmente porque pegamos uma guia que arrasou nas explicações sobre a cultura e sobre as curiosidades do local.

Fizemos o passeio com a companhia Viva a Ria (a última barraquinha de moliceiro do canal). Como a gente deixou a mala do Laurent no hotel Welcome In sem nenhuma custo e a recepcionista foi super gente boa com a gente, decidimos comprar o passeio do moliceiro com eles. Pagamos 6,00 euros e podíamos andar a qualquer hora do dia (não precisava reservar horário). Depois descobrimos que se tivesse comprado na hora sairia por 8,00 euros!

Ahhh! A nossa guia era a Dora e ela é simplesmente foda! A mulher fala seis línguas e arrasa nas explicações. Curti demais!

O passeio dura em média 45 minutos e não tem muita coisa bonita pra ver, a graça do moliceiro é conhecer mais sobre a cidade e sua história enquanto você navega pelo canal.

Horários: Inverno (9:00 às 18:00) | Verão (9:00 às 21:30)

- Tirar fotos na estação de trem de Aveiro

A parte de fora da estação de trem é simplesmente linda e eu achei super romântica!

- Salinas

Paramos nas salinas com o guia do Tuk Tuk e ele deu uma explicação de 5 minutos sobre as salinas de Aveiro e eu achei demais!

Se você puder, tente contratar um guia ou perguntar pra alguém da cidade sobre as salinas. Eu me encantei com o processo de fabricação do sal e as curiosidades daquele lugar.

O guia nos disse que, geralmente, é preciso de 3 a 4 semanas pras salinas oferecem o sal (depois de todo processo de decantação).

No passado, Aveiro tinha mais de 250 salinas, mas hoje em dia só possui 8. A redução de salinas de deu por vários motivos, mas o principal deles é que as pessoas não consomem tanto sal quanto antigamente.

- SPA de lama e SPA de sal

O guia do tuk tuk disse que rolam uns SPA de lama e sal por Aveiro por um preço super acessível (menos de 10,00 euros). Não sei se é verdade, mas se você tiver tempo e quiser ter uma experiência diferente, acho que vale pesquisar por lá e perguntar a galera local onde tem um SPA barato. hahahahaha

- Casinhas coloridas da Costa Nova + Praia da Costa Nova

Essas são as famosas casinhas coloridas e listradas de Aveiro. São casinhas de pescadores que ficam atrás da Praia da Costa Nova.

Existem várias lendas do porquê essas casinhas são coloridas. Vou contar pra vocês duas delas:

A Dora (guia do moliceiro) me disse que as casinhas são coloridas por causa das cores dos times de futebol do país. Então, os donos pintaram as suas casas com as cores do time que torcem.

Já o guia do tuk tuk nos contou uma lenda, que eu achei bonitinha e romântica! Haahahahahha

Basicamente há muitos anos atrás havia um pescador que se apaixonou por uma sereia, mas a sereia disse que não poderiam ficar juntos porque ela era metade humana e metade peixe.

O pescador voltou muito triste pra casa e foi pedir ajuda à sua tia que era bruxa! A tia disse que tinha uma forma deles ficarem juntos pra sempre. Bastava ele pintar sua casa de branco e depois colocar a cor favorita da sereia. Então, o pescador pintou a casa de branco e depois pegou seu barco e foi logo procurar a sereia pra perguntar qual era a cor favorita dela, mas ele nunca mais a viu.

Por isso, o pescador voltou para cidade e decidiu pintar todas as casas de branco com listras de todas as cores, pois uma haveria de ser a cor favorita da sereia. FIM DA HISTÓRIA! Ownnnn que fofinho! Hahahahahahahaha

Como chegar:

- Você pode ir à Praia da Costa Nova de táxi (caro),

- Outra opção é pegar um tuk tuk (o preço varia entre 10,00 euros e 15,00 euros – depende se você vai querer fazer só a Costa Nova ou a Praia da Barra também). O tuk tuk leva 20/25 minutos do centro de Aveiro até a Praia Costa Nova.

- Outra solução é pegar um ônibus no quiosque da rua Clube dos Galitos. Mas, atenção, o ônibus só passa de hora em hora.

O ônibus demora 30 minutos do centro de Aveiro até a Praia da Costa Nova e custa 6,00 euros (ida e volta).

- Praia da Barra + Farol

Como chegar:

- Você pode ir à Praia da Barra de táxi (caro),

- Outra opção é pegar um tuk tuk (o preço varia entre 10,00 euros e 15,00 euros – depende se você vai querer fazer só a Praia da Barra ou a Praia da Costa Nova também). O tuk tuk leva 25/30 minutos do centro de Aveiro até a Praia da Barra.

- Outra solução é pegar um ônibus no quiosque da rua Clube dos Galitos. Mas, atenção, o ônibus só passa de hora em hora.

O ônibus demora 30/40 minutos do centro de Aveiro até a Praia da Barra.

Visite o farol mais antigo de Portugal na Praia da Barra.

 
- Andar de bicicleta pela cidade

Você pode ainda alugar uma bicicleta de graça em Aveiro! Use e abuse das BUGAS, as bicicletas de utilização pública e gratuita de Aveiro (cedidas pela câmara). Você pode “alugar” sua bicicleta em vários pontos da cidade, mas o principal é no quiosque que fica ao lado do Canal Coja.

Você só precisa deixar um documento seu com o responsável das bicicletas e quando retornar, eles te devolvem seu documento!

- Igreja da Misericórdia

Construída no final do século XVI, essa igreja exibe uma fachada tradicional com azulejos azuis e brancos e uma seleção linda de azulejos coloridos no seu interior.

- Passeios de tuk tuk

Existem vários passeios de tuk tuk, desde conhecer só o centro histórico de tuk tuk com um guia que vai te explicando tudo sobre as curiosidades locais (5,00 euros), até o passeio que te leva até a Praia da Costa Nova e Praia da Barra com guia também (varia entre 10,00 e 15,00 euros).

*** Uma amiga me disse que existe um combo: passeio de moliceiro + tuk tuk por um valor legal e que sai mais barato do que contratar os dois passeios separados, mas eu não vi por lá. Mas, se você quiser andar de tuk tuk se informe sobre esse combo. Pergunte para todas as empresas antes de fechar o passeio!

- Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

- Mercado do Peixe

- Parque Infante D. Pedro

*** Museus (eu não curto museu, mas pra quem curte talvez seja legal)

- Museu de Aveiro

Localizado no interior do grandioso Convento de Jesus, este museu é considerado um dos mais importantes de arte sacra de Portugal. É possível admirar uma exposição de pinturas portuguesas dos séculos XVII e XVIII, trabalhos de azulejos bem detalhados, peças trabalhadas em ouro e muito mais.

- Museu da Vista Alegre (fica a 1 hora e pouquinho andando da estação de trem de Aveiro)

Contemple os desenhos antigos e saiba como funcionam as ferramentas usadas para criar as maravilhosas peças de porcelana, que foram evoluindo ao longo do tempo.

- Museu Marítimo de Ílhavo (fica a 1 hora e pouquinho andando da estação de trem de Aveiro)

Este museu exibe uma interessante seleção da etnografia marítima de Aveiro, incluindo exemplares dos primeiros moliceiros, uma variedade de ferramentas de navegação e fotos, bem como a maior coleção de conchas raras de todo o país.

 
QUANTOS DIAS FICAR EM AVEIRO?
Fizemos um bate e volta do Porto. Saímos às 11:05 do Porto e chegamos em Aveiro às 12:12.

Eu achei que super valeu a pena fazer o bate e volta e pra quem tem o roteiro apertado, acho que isso funciona muito bem! Por mim, a gente teria saído mais cedo (9:00 da manhã), mas tivemos uma falha na nossa comunicação e acabamos esperando uma pessoa que não ia aparecer hahahahahahaha.

Não vi necessidade nenhuma de ficar mais de um dia (bate e volta) em Aveiro! A não ser que você queira ficar morgando na praia sem fazer nada o dia inteiro e queira deixar um dia só pra praia e um dia só pra cidade, mas pra ser bem sincera: um dia é suficiente pra ver todos os pontos principais da cidade.

QUANTO GASTAMOS NUM BATE E VOLTA SAINDO DO PORTO?
7,40 – Ticket de ida e volta do trem

6,00 – Passeio de Moliceiro

10,00 – Tuk Tuk até as casinhas coloridas e a praia Costa Nova

4,00 – Mc Donald’s

Nosso gasto total pra passar um dia (bate e volta) em Aveiro foi de: 27,40 euros pra cada.

*** Confesso que poderíamos ter gasto bem menos, mas como o Laurent tinha que pegar o trem pra Lisboa e nosso tempo tava muito curto (lembra que a gente chegou tarde?), o que era pra gente ter feito de ônibus e/ou bicicleta acabamos fazendo de tuk tuk pra salvar tempo e por isso acabamos gastando mais do que o planejado, mas dá pra gastar um pouco menos que 27,40 euros sim!

ONDE SE HOSPEDAR EM AVEIRO?
Como eu disse, a gente não dormiu em Aveiro, mas vi que existem alguns hostels, pousadas e hotéis por lá! Não consigo dar minha opinião sobre a estadia e o serviço, porque infelizmente eu nem entrei pra ver.

De qualquer forma, vou deixar algumas opções de hospedagem aqui, baseadas nas recomendações do Booking.com:

- Aveiro Guest House

- Peters Guesthouse

- Smart Living


Espero que vocês tenham curtido esse post que eu fiz com muito carinho sobre essa cidade charmosa que é Aveiro e se tiverem qualquer dúvida sobre os passeios ou sobre o roteiro é só me mandar email (contato@vidamochileira.com.br) ou um direct no Instagram que eu respondo rapidinho.

Até a próxima!

 



Maryana Teles
Maryana Teles
Carioca, publicitária e apaixonada (digamos que, talvez, viciada) por viagens de estilo low cost. 25 países na bagagem e muitas histórias, micos, dicas e inspirações pra quem também vive (ou quer viver) uma VIDA MOCHILEIRA!