Airbnb é confiável? Como funciona o Airbnb?

0
Imagem de 영훈 박 por Pixabay

Essas são as principais dúvidas de quem está procurando acomodação barata nas viagens, né? Isso porque a plataforma do Airbnb vem se destacando bastante por ser uma opção muitas vezes até mais barata do que o famoso hostel.

Vou contar pra vocês como foi a minha experiência usando o Airbnb pela primeira vez, quais foram as minhas impressões sobre a plataforma, se achei o Airbnb confiável e seguro e mais algumas dicas legais pra você ter em mente quando for reservar uma casa, apartamento ou apenas um quarto pelo Airbnb.

COMO FUNCIONA O AIRBNB

O Airbnb é uma plataforma de aluguel de acomodação – e agora também de compra de experiências – ao redor do mundo. A plataforma foi lançada em 2008 e tem como principal objetivo juntar o útil ao agradável: conectar pessoas que tenham quartos sobrando ou casa/apartamentos disponíveis para alugar com pessoas que estão viajando e buscam uma opção mais barata e confortável para se hospedar e, por que não, se sentir em casa!

A plataforma do Airbnb tem versão Desktop (computador) e aplicativo de celular tanto pra IOS quanto para Androids. Quando você se cadastra no Airbnb você pode ser a pessoa que procura hospedagem ou pode ser a pessoa que oferece hospedagem.

O cadastro é simples, fácil e rápido: você pode se cadastrar usando seus dados do Facebook ou email e uma vez que esteja logado já pode começar a procurar acomodações e/ou experiências ao redor do mundo, basta colocar o local que deseja ir na caixinha de busca no lado esquerdo superior do site e pronto! A plataforma faz a busca instantânea de todos os anfitriões (casas, apartamentos e quartos) e/ou experiências daquela região que você está buscando.

A plataforma divulga alguns dados interessantes sobre o crescimento do Airbnb no mundo: “O mercado de acomodação do Airbnb oferece acesso a mais de 6 milhões de lugares exclusivos para se hospedar em quase 100.000 cidades e 191 países. Com Experiências, o Airbnb oferece acesso sem precedentes a comunidades e interesses locais através de mais de 30.000 atividades exclusivas e artesanais realizadas por anfitriões em mais de 1.000 mercados em todo o mundo.”

 

O AIRBNB É CONFIÁVEL? É SEGURO?

O Airbnb é confiável sim! Apesar de existirem algumas histórias e relatos de pessoas que não tiveram uma boa experiência usando a plataforma ou que tiveram sua privacidade violada de alguma forma, a plataforma é muito segura e é super recomendada.

Os casos de acomodações que não estavam de acordo com as políticas do Airbnb ou que violaram uma das regras rígidas da empresa foram submetidos a investigação e foram excluídos da plataforma. A segurança é uma das prioridades do Airbnb e a plataforma trabalha constantemente para manter o seu padrão de qualidade.

Uma das principais ferramentas da plataforma são as avaliações que tanto os anfitriões quanto os usuários podem fazer reciprocamente da estadia, ou seja, o anfitrião pode avaliar o hóspede e o usuário pode avaliar a acomodação e o próprio anfitrião (prefira sempre se hospedar em lugares que tenham muitas avaliações positivas). Em casos negativos extremos, ambas as partes são investigadas e podem estar sujeitas à exclusão da plataforma.

Em relação ao pagamento, ele é todo feito através do site do próprio Airbnb, que assegura tanto o usuário quanto o anfitrião, já que o pagamento para o anfitrião é feito 24 horas após o check-in do hóspede. Caso o hóspede chegue na acomodação e não seja nada do que foi anunciado pelo anfitrião, ele pode entrar em contato com o suporte do Airbnb mostrando fotos e pedir reembolso ou uma alternativa viável.

Depois que você faz o pagamento pelo site do Airbnb, você recebe todos os dados do anfitrião: endereço, e-mail e telefone e pode acertar todos os detalhes da sua estadia por esses canais ou através do próprio chat do Airbnb.

 

COMO SE CADASTRAR NO AIRBNB

Antes de tudo, você precisa se cadastrar na plataforma do Airbnb (pode ser pelo aplicativo ou pelo site)! Uma dica boa: Usando o meu código do Airbnb você ganha R$ 179,00 de crédito na sua primeira reserva. E aí, como eu disse ali em cima, você pode se cadastrar usando os dados do Facebook ou através do seu e-mail.

Para que eles aprovem seu perfil, você precisa mostrar que é uma pessoa real e confiável. Como? Enviando uma foto de algum documento de identificação (eu também achei super estranho no começo, mas todos os dados, fotos e documentos são sigilosos e o Airbnb não pode compartilhá-los. Essa é uma forma de assegurar que a plataforma está lidando com pessoas reais e confiáveis, afinal, é isso que você espera que eles façam com os anfitriões também, né?).

Se você estiver fazendo esse cadastro pelo site no computador, o próprio site vai te recomendar baixar o aplicativo no celular, já que o envio do documento de identificação é feito através do aplicativo. Caso você não receba uma mensagem no seu celular com o link (que direciona pro app) para cadastrar o seu documento de identificação, você pode ir na aba “PERFIL”, clicar em “VISUALIZAR E EDITAR PERFIL” e depois clicar em “FORNECER DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO”.

Nessa parte o app te pede que você tire uma foto da frente e do verso do seu documento que pode ser RG, CNH e passaporte e depois o próximo passo é tirar uma selfie sua (de novo, achei super estranho, mas percebi que hoje em dia esse método de cadastro online é super comum, pois eles comprovam que a pessoa do documento cadastrado realmente é você. Eu tive que fazer exatamente a mesma coisa quando me cadastrei num banco online aqui na Inglaterra, com a diferença de que em vez de selfie eu precisei gravar um vídeo).

Para se hospedar, você precisa preencher mais alguns dados no seu perfil (descrição sua, idade, educação, foto, etc) e selecionar a forma de pagamento. Então, na aba “PERFIL” você vai em “Ajustes” e lá você escolhe a sua forma de pagamento (cartão de crédito ou Paypal) e a moeda que quer ver e pagar as acomodações e experiências.

Depois que eles confirmarem seus dados você já pode começar a fazer a busca das suas acomodações. A confirmação é rápida e chega em poucos minutos!

 

COMO BUSCAR ACOMODAÇÕES NO AIRBNB?

No site, você vai ver logo canto superior esquerdo uma caixa de busca e no app essa caixa de busca é a primeira coisa que você vê. Lá você vai digitar o lugar que deseja procurar e logo vão aparecer opções de: Acomodações, experiências e restaurantes.

Clicando em acomodações você já vai ver a lista de acomodações disponíveis daquele lugar e vai ver um mapa com a localização de cada acomodação. No entanto, o mais recomendado é você usar os filtros que aparecem:

– Datas (importante usar esse filtro, porque ele vai te mostrar apenas anfitriões que têm disponibilidade naquelas datas);

– Hóspedes (isso é importante de marcar porque algumas acomodações só oferecem quartos pra uma pessoa, por exemplo, e se você está indo com seu namorado(a) essas acomodações já não seriam viáveis. Então, é importante usar esse filtro também);

– Tipo de acomodação (nessa opção você vai selecionar o que você está buscando de fato: apenas um quarto na casa de alguém, a casa/apartamento todo, quarto compartilhado, etc);

– Preço (pra adicionar o preço você precisa selecionar as datas, porque dependendo da época os preços mudam muito, principalmente se o lugar for muito turístico. E aí você pode colocar o mínimo e o máximo que está buscando pagar pela sua estadia);

– Tipo de viagem (esse tipo de filtro é mais pra quem está viajando em família ou quem está viajando a trabalho e preciso de um espaço com uma boa infraestrutura: internet, mesa, cadeira, etc.)

– Reserva Instantânea (são acomodações que você pode reservar sem precisar esperar pela aprovação do anfitrião). Como isso é tipo um bônus, pode ser que as acomodações que apareçam na busca sejam mais caras que as acomodações que precisem da aprovação do anfitrião. Faça a pesquisa com duas abas abertas.

– Mais filtros (são opções mais específicas de filtro caso você precise de garagem, academia, cozinha, que o anfitrião permita animais de estimação, etc).

Airbnb é confiável? Como funciona o Airbnb?

DICA DE OURO: Nunca pesquise acomodações ou passagens aéreas na aba normal do seu navegador (seja ele qual for). A maioria desses sites tem cookies que registram a sua procura num determinado destino e toda vez que você entra pra pesquisar preços eles mudam o valor da passagem ou da acomodação porque assumem que você está muito interessado em comprar. A dica de ouro é: sempre faça pesquisas de preço de acomodações ou passagens aéreas na janela anônima do seu navegador.

Pra abrir a janela anônima é bem fácil:

– Abra o seu navegador de internet normalmente e aperte: Ctrl + Shift + N

– Ou vai na parte onde tem o histórico do seu navegador e em cima da opção histórico tem a opção janela anônima.

A janela anônima evita os cookies e os valores mostrados nos sites são seguros! Tudo que eu compro relacionado à viagem (acomodação, passagem, seguro viagem, passeios, etc) eu pesquiso e compro pela janela anônima!

 

COMO ESCOLHER A ACOMODAÇÃO CERTA NO AIRBNB

Você vai ver que terão diversas opções de acomodações, das mais diferentes possíveis, e pra escolher a que melhor se adequa aos seus objetivos é importante ter atenção em alguns pontos:

– Atenção às avaliações: Leia todas as avaliações disponíveis sobre aquela acomodação e sobre aquele anfitrião. Procure, principalmente, se atentar para questões como limpeza e localização: o que as pessoas estão falando sobre isso e qual é a nota geral daquele anfitrião?

Selecione todas as acomodações que te interessarem, clicando com o botão direito do mouse nos nomes ou fotos das acomodações elas abrirão em uma nova aba – faça isso com todas que te agradarem à primeira vista.

Depois de ter várias abas abertas, é hora de analisar uma por uma:

– Avalie os comentários (as pessoas falam sobre limpeza? Os comentários são positivos?…);

– Avalie a localização (as pessoas consideram a localização boa? Dê zoom no mapa do Airbnb que mostra a acomodação e pegue o nome das ruas que aparecem e jogue no Google mãos junto com alguns pontos turísticos da cidade pra ver qual a localização da acomodação em relação às coisas que você quer fazer);

– Avalie as comodidades (tem wifi? Você precisa que te ofereçam toalha? O anfitrião oferece roupa de cama e travesseiro? Você precisa que a cozinha esteja disponível pro seu uso? Tem lavanderia disponível? Dependendo do lugar que você for é importante ver se tem aquecedor ou ar condicionado/ventilador, etc);

– Avalie as fotos (veja todas as fotos com muita calma e perceba se você se sentiria bem ou não naquele lugar. Procure nas fotos indícios se o anfitrião é uma pessoa organizada e limpa, etc).

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Caso uma acomodação que você gostou muito não tenha muitos comentários ou nem tenha comentário algum, vale a pena você se perguntar se tudo bem arriscar e tentar ou se isso te deixaria frustrado caso a acomodação não seja do jeito que você esperava. Você vai passar mais tempo dentro ou fora da acomodação? A acomodação é algo muito importante na sua viagem?

Te faço essas perguntas porque, por exemplo, no meu caso eu não me importo nenhum pouco onde vou dormir, porque passo mais tempo fora passeando e só chego mesmo pra dormir. No meu caso, se a acomodação é boa ou ruim não interfere em nada na minha viagem. Mas, no caso do Mark (meu noivo), por exemplo, a acomodação é algo extremamente importante. Se a cama é assim ou assado, se o banheiro não tem isso ou aquilo ele realmente fica chateado e isso muda completamente o humor dele e consequentemente como ele vivencia a viagem.

Airbnb é confiável? Como funciona o Airbnb?

Então, se você é como o Mark ou vai viajar com uma pessoa como o Mark eu te aconselharia a se hospedar sempre em lugares que tenham muitas avaliações positivas pra você ter certeza da onde está indo. E caso, você seja como eu deixa pra testar algum anfitrião com poucas avaliações quando estiver viajando sozinho rsrsrsrsrs.

Outras coisas pra você ficar atento na hora de reservar uma acomodação:

– Tem animais? Alguns anfitriões têm animais de estimação e eles mencionam isso no perfil. Por isso, caso você tenha alugado um quarto na casa de alguém se certifique de que você está de boa com isso. Eu, por exemplo, tenho alergia a cachorro. Então, pra mim não faz muito sentido reservar um quarto na casa de alguém que tenha cachorro porque eu sei que não vou dormir bem por causa da alergia.

Além disso, se você for a pessoas que está viajando com algum animal de estimação é importante ver se o anfitrião permite animais.

– Pode fumar? Se você for fumante tenha certeza de que é permitido fumar dentro da acomodação antes de já ir acendendo um cigarro. Confirme onde você poderia fumar sem problema, porque às vezes o anfitrião não permite nenhum tipo de fumo perto da propriedade.

– Tem café da manhã incluído? Alguns anfitriões incluem isso na diária e outro não e alguns te dão a opção de escolher quando você faz o check-in. De qualquer forma, isso está descrito na parte de comodidades da acomodação.

– Tem taxa de limpeza? Taxa de serviço? Muitos anfitriões cobram uma taxa de limpeza e, às vezes até uma taxa de serviço ou as duas juntas, ou seja, nem sempre o valor que você vê descrito como diária é o valor final que você vai pagar. O valor total aparece depois quando você clica em “RESERVAR”: diária + taxas. Por isso, fique atento a isso e veja se faz sentido pra você pagar essas taxas ou procurar outro anfitrião que cobre taxas menores ou nem cobre essas taxas.

Superhost são anfitriões super bem ranqueados e recomendados: 10 ou mais viagens por ano, 90% de taxa de resposta, raros cancelamentos e 80% de notas 5 estrelas. Por isso, é importante sempre que finalizar uma estadia deixar um comentário sobre a sua experiência naquela acomodação e sobre o anfitrião, porque assim você ajuda não só outros viajantes a terem uma boa estadia também, como faz a plataforma crescer e ter mais credibilidade (é isso que buscamos quando lemos os comentários, né?).

Antes de fazer a reserva, você pode mandar uma mensagem pro anfitrião pelo chat do próprio Airbnb perguntando alguma dúvida que não tenha ficado clara na descrição da acomodação ou pra confirmar qualquer coisa que você precise.

Depois de fazer a reserva, é legal mandar uma mensagem se apresentando por anfitrião, já que ele pode ou não aceitar a sua reserva. Eu acho legal fazer isso porque passa uma boa impressão e já começa a estadia com o pé direito.

Assim que ele aceitar a sua reserva, você recebe um email de confirmação e a cobrança será realizada, no entanto, o anfitrião só recebe o pagamento 24 horas depois do seu check-in, ou seja, caso a acomodação não seja como anunciada, você pode entrar em contato com o suporte do Airbnb mostrando fotos (comparando o que o anfitrião anunciou e o que você está vendo) e pedir reembolso ou alguma outra solução viável (créditos no Airbnb pra uma próxima viagem, por exemplo).

 

MINHA EXPERIÊNCIA NO AIRBNB EM LONDRES

Dessa última vez que fomos à Londres (abril 2019) ficamos num Airbnb em uma área da cidade completamente diferente (bairro de Shadwell), nunca nem tinha ouvido falar desse bairro, mas achei a localização ótima pra quem curte fazer as coisas andando. O nosso Airbnb ficava há 20 minutos andando da Tower Bridge e foi perfeito pra gente (muito tranquilo o bairro, apesar da aparência não ser tão convidativa).

O quarto era bem simples, uma cama de casal de mola (meio ruim pra dormir porque era velha), uma poltrona num dos cantos do quarto, duas cabeceiras, roupas de cama e travesseiros, duas toalhas, duas prateleiras, um espelho, uma armário pequeno e uma extensão com quatro tomadas. Senti muita falta de uma lixeira no quarto já que o banheiro era compartilhado, e se você quisesse descartar alguma coisa tinha que esperar a pessoa acabar no banheiro ou jogar no lixo da cozinha.

O nosso quarto era privado e no nosso andar tinham 4 quartos no total, acredito eu que todos eram quartos privados. Esses 4 quartos compartilhavam um único banheiro: o vaso era num cômodo e a pia era em outro cômodo junto com o chuveiro. Isso me irritou um pouco porque se fosse no banheiro e tivesse alguém tomando banho, você meio que ficava sem lavar a mão até a outra pessoa acabar o banho. Então, usei bastante meus pano umedecidos rsrsrsrs.

Tinha uma cozinha à nossa disposição. Os 4 quartos compartilhavam a cozinha e a geladeira e uma coisa legal é que o anfitrião fez vários avisos de boas práticas e espalhou pelo apartamento. Então, na cozinha você lia que pra usar a geladeira era fundamental que você usasse a prateleira do número do seu quarto, para ninguém confundir e usar a comida de outros quartos.

Airbnb é confiável? Como funciona o Airbnb?
Airbnb em Londres

A nossa acomodação ficava há menos de 5 minutos do metrô, o que eu achei excelente. O nosso apartamento (os 4 quartos) ficava no primeiro andar e ao entorno você via que o bairro era bem pobre se comparado a outros bairros mais famosos de Londres, mas apesar de pobre e ter pouca iluminação à noite me senti muito segura e foi super tranquilo ficar naquela região.

Eu conversei com meu anfitrião antes de fazer a reserva pra perguntar se ele oferecia roupas de cama e travesseiros e ele foi super ativo e me respondeu em pouco minutos. Analisando a localização e as avaliações decidimos nos hospedar lá mesmo. Ao receber um email com a confirmação de que o anfitrião aceitou a minha reserva, também recebi um email de boas vindas do anfitrião, se apresentando e perguntando um pouco sobre mim e qual era o motivo da minha viagem e se podia me ajudar com alguma coisa.

Alguns dias antes, recebi outro email do Airbnb com todas as orientações do meu anfitrião em relação às chaves, código pra acessar a porta, endereço e mapa, horário de check-in e check-out, regras da casa, o valor das multas caso eu violasse alguma das regras: fumar, perder as chaves, fazer o check-in antes do horário ou o check-out depois do horário e até multa por fazer festa.

O Airbnb é confiável por isso: Além de todo política de qualidade, avaliações e verificações, eles ainda te mandam vários email lembrando das regras do local e do seu check-in e check-out (7 dias antes, 3 dias antes, 1 dia antes, por exemplo) e em alguns casos eles até te oferecem guia gratuitos da cidade que você está se hospedando.

No dia do meu check-in recebi uma mensagem do meu anfitrião no chat do Airbnb perguntando se estava tudo em ordem e se eu tinha conseguido achar a chave e me acomodar. Depois da minha estadia recebi alguns e-mails do Airbnb pedindo pra eu dar o meu feedback e deixar a minha avaliação sobre a acomodação e o anfitrião, infelizmente eu não sabia que tinha prazo pra escrever a avaliação publicamente e deixei pra fazer isso duas semanas depois da viagem e o período pra escrever um feedback público já tinha encerrado. Então, fica a dica pra escrever o seu comentário assim que você fizer o check-out, isso ajuda muito outros viajantes.

Esse foi nosso Airbnb em Londres. A gente ficou num quarto privado com banheiro e cozinha compartilhados e pagamos cada um 24,00 libras por noite. Eu recomendo esse Airbnb e achei a localização maravilhosa. A cama foi um pouco desconfortável por ser velha, mas nada que me impedisse de dormir a noite toda.

VOCÊ SABIA?

Se você ainda não é um usuário do Airbnb (nunca fez nenhuma reserva) ou nem tem conta nessa plataforma ainda, você pode ganhar R$ 179,00 reais de crédito na sua primeira reserva se cadastrando com o link do Vida Mochileira.

FAÇA SEU CADASTRO E SUA PESQUISA AGORA!

 

COMO FAÇO PARA COLOCAR A MINHA CASA OU APARTAMENTO NO AIRBNB?

Quando você entra no site, na parte superior tem um botão escrito “TORNE-SE UM ANFITRÃO” ou no aplicativo na aba “PERFIL” lá embaixo tem “ANUNCIE SEU ESPAÇO ou LISTE SEU ESPAÇO”.

Você pode escolher ser anfitrião de uma acomodação ou ser anfitrião de uma experiência. Escolha acomodação e aí preencha todos os dados solicitados: Que tipo de acomodação é, se você quer alugar apenas um quarto ou o espaço inteiro, se é um espaço exclusivo para hóspedes ou se você também vive lá, etc.

A própria plataforma vai te guiar pedindo as informações necessárias: endereço, descrição da acomodação, fotos, etc. É importante prestar atenção nos valores que você vai cobrar, veja se quer incluir preços diferentes para datas especiais (verão, feriados, férias escolares, Ano Novo, etc).

Para entender melhor o passo a passo de como cadastrar a sua casa/apartamento no Airbnb, veja as informações do site.

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

  • Tem como alugar a casa/apartamento todo ou só quartos?

Você pode escolher exatamente o tipo de acomodação que está buscando: o espaço inteiro só pra você e sua família ou apenas um quarto na casa de alguém, ou até um espaço grande pra fazer uma festa (desde que isso seja acordado e confirmado com o anfitrião).

Por isso que o filtro “Tipo de acomodação” ajuda bastante nessa busca, pois vai te mostrar só o que você está procurando.

 

  • Eu encontro com o dono da casa ou apartamento? Eles dormem na acomodação junto comigo?

Isso vai depender de que tipo de acomodação você escolheu e também depende muito de anfitrião pra anfitrião. Se você escolheu ficar no quarto privado da casa de alguém ou num quarto compartilhado da casa de alguém que mora na casa, você provavelmente fará parte da rotina daquela pessoa.

Alguns anfitriões fazem questão de te apresentar a casa, te dar dicas do que visitar na cidade e tem anfitriões que até te convidam pra fazer passeios ou ir num bar legal da cidade.

Já outros anfitriões, apesar de alugarem os quartos na casa, não moram lá e por isso combinam dos hóspedes pegarem a chave em algum lugar escondido ou até encontram os hóspedes só pra entregar as chaves e vão embora. Tudo vai depender do que está escrito na descrição da acomodação e do que você acertou com seu anfitrião.

Se você alugou a casa/apartamento inteiro o anfitrião não pode aparecer lá, ele pode apenas te encontrar no check-in pra te entregar a chave, mas depois a casa é sua pelo tempo que reservou e o anfitrião só pode ir lá depois do seu check-out.

Se você alugou só o quarto e o anfitrião mora na casa, você provavelmente vai esbarra com ele (o que não significa que isso é ruim, aproveita pra conhecer um pouco mais da cultura local), mas ele não pode entrar no seu quarto durante a sua estadia.

 

  • Como faço check-in? Onde pego as chaves?

Assim que a reserva é feita e você recebe a confirmação por email, o seu anfitrião te manda um email com todas as orientações da acomodação: regras de convivências, possíveis multas para violação das regras, horários de check-in e check-out e onde você vai encontrar as chaves.

Se o anfitrião não for te encontrar pra te entregar as chaves pessoalmente (ele vai te avisar no e-mail se vai ou não fazer isso), ele vai te dizer onde você vai encontrá-las.

Na maioria das vezes a chave fica num esconderijo seguro (atrás do vaso de planta tal, debaixo de um azulejo tal com a marcação X, na caixa do correio com o código de abertura XYZ, etc). O anfitrião vai te dar todas as coordenadas certinho de conde encontrar as chaves (num lugar seguro) e de tudo que você precisa saber sobre a acomodação.

 

  • Como me comunico com o dono da casa ou apartamento antes e durante a minha estadia?

O Airbnb oferece uma opção de mensagem dentro da própria plataforma, como se fosse um chat e lá ficam armazenadas todas as mensagens.

Você pode mandar mensagens pelo chat antes de fazer a sua reserva, caso você precise tirar alguma dúvida ou confirmar algo. Depois da confirmação da reserva, vocês podem continuar conversando pelo chat, que é a forma ideal já que vocês podem ver o histórico de mensagens e tudo que foi acordado entre ambas as partes.

No entanto, após a confirmação da reserva, você também recebe os dados do anfitrião como email e telefone caso precise entrar em contato com mais urgência.

 

  • Em qual moeda é feita a cobrança?

Você que escolhe a moeda de pagamento. É possível fazer isso no PERFIL na aba “AJUSTES” > Métodos de pagamento e moeda.

Dessa forma, além de escolher a forma de pagamento as suas buscas também serão mostradas com a moeda escolhida.

Você pode ler mais a respeito disso nesse artigo do Airbnb.

 

  • O pagamento é todo feito pelo site do Airbnb ou preciso pagar alguma coisa pessoalmente?

O pagamento é todo feito através do site do próprio Airbnb, que assegura tanto o usuário quanto o anfitrião, já que o pagamento para o anfitrião é feito 24 horas após o check-in do hóspede. Caso o hóspede chegue na acomodação e não seja nada do que foi anunciado pelo anfitrião, ele pode entrar em contato com o suporte do Airbnb mostrando fotos e pedir reembolso ou uma alternativa viável (como crédito na plataforma, por exemplo).

Depois que você faz o pagamento pelo site do Airbnb, você recebe todos os dados do anfitrião: endereço, e-mail e telefone e pode acertar todos os detalhes da sua estadia por esses canais ou através do próprio chat do Airbnb.

Portanto, todo pagamento é feito pela plataforma do Airbnb: diária da acomodação, taxas de limpeza ou serviço ou taxas de danos à propriedade. Além disso, os reembolsos em casos de cancelamento também são feitos pela própria plataforma.

A única exceção é que, em alguns lugares de países específicos, o imposto de locação por temporada deve ser pago em dinheiro no local. No entanto, isso deve ser alertado na descrição da acomodação para evitar quaisquer imprevistos. E nesse caso, você pode pagar apenar o valor do imposto em dinheiro para o anfitrião, o resto do pagamento será feito pela plataforma.

 

  • Posso cancelar a reserva? Serei cobrado pelo cancelamento?

Sobre cancelamento: Caso você tenha algum imprevisto, você pode cancelar a sua reserva a qualquer momento. O valor do reembolso vai depender da política de cancelamento de cada anfitrião. O valor a ser reembolsado é calculado de acordo com o tempo que falta para você realizar o seu check-in na acomodação.

Por exemplo: Eu e meu ex-namorado fomos pra Suíça e as acomodações lá são extremamente caras. Alugamos um Airbnb por 3 dias, mas depois conseguimos uma pessoa pra nos hospedar de graça (achamos essa pessoa num grupo do Facebook rsrsrsrs), analisamos a política de cancelamento do nosso anfitrião que dizia que podíamos cancelar a nossa estadia com reembolso total se cancelássemos até 2 semanas antes da reserva. Fizemos isso e recebemos o reembolso do valor integral no cartão de crédito.

Então, depende muito de anfitrião pra anfitrião. A minha sugestão é que você for fazer uma viagem que ainda não tem certeza se acontecerá de fato ou tem grandes chances de ser cancelada, procure anfitriões com políticas de cancelamento flexíveis.

Importante lembrar que para reserva acima de 28 dias, a política de cancelamento de longo prazo é aplicada automaticamente.

 

  • O que eu faço se eu quebrar alguma coisa no Airbnb que estou?

Caso aconteça algum incidente durante a sua estadia, é possível pagar pelo dano da propriedade ou pelo objeto quebrado usando a Central de Resoluções do Airbnb. Através desse canal você pode fazer pagamentos por danos ou serviços extras e também solicitar um reembolso. No final da sua estadia, você terá um recibo de pagamento “dos extras” enviado pro seu email.

 

  • É permitido levar animais de estimação para se hospedar no Airbnb?

Animais de estimação são bem-vindos no Airbnb, mas isso vai depender de cada anfitrião. A plataforma em si não limita essa regra, mas o anfitrião de cada acomodação pode colocar como regra a não permissão de animais ou ser adepto a ideia de receber animais.

Você precisa ler na descrição da acomodação e, se possível, confirme novamente pela mensagem do chat com o anfitrião, para que ele saiba quando será o seu check-in e que tipo de animal esperar (tamanho, raça, etc).

Existe uma opção de filtro para procurar só por acomodações que aceitem animais de estimação.

 

  • O que fazer se a acomodação não tiver nada a ver com as fotos anunciadas no site do Airbnb?

Depois que o anfitrião aceitar a sua reserva, você recebe um email de confirmação e a cobrança será realizada, no entanto, o anfitrião só recebe o pagamento 24 horas depois do seu check-in, ou seja, caso a acomodação não seja como anunciada, você pode entrar em contato com o suporte do Airbnb – Central de Resoluções do Airbnb – mostrando fotos (comparando o que o anfitrião anunciou e o que você está vendo) e pedir reembolso ou alguma outra solução viável (créditos no Airbnb pra uma próxima viagem, por exemplo).

 

Deu pra perceber que o Airbnb é confiável e seguro e é uma ótima opção pra quem quer economizar, né? A maioria das vezes as acomodações têm preços atrativos, quase sempre melhores que hotéis e bem pareadas com os preços de hostels. Se você vai viajar em família, o Airbnb pode ser uma ótima solução pra você curtirem mais do local e terem lembranças incríveis.

É muito importante sempre manter a comunicação com seu anfitrião, tire todas as dúvidas, pergunte bastante, confirme tudo que precisa ser confirmado e, de preferência, tenha tudo isso arquivado no histórico de conversas do chat da própria plataforma do Airbnb, porque assim vocês mantêm toda comunicação centralizada num só lugar.

Deixe claro pro anfitrião seus planos de viagem, o horário que você vai fazer o seu check-in e o seu check-out, mantenha seus dados atualizados no perfil (email e telefone) e se qualquer coisa inesperada acontecer, entre em contato com o suporte do Airbnb: 0800 787 7918.

 

LEMBRE-SE!!!

Se você ainda não é um usuário do Airbnb (nunca fez nenhuma reserva) ou nem tem conta nessa plataforma ainda, você pode ganhar R$ 179,00 reais de crédito na sua primeira reserva se cadastrando com o link do Vida Mochileira.

FAÇA SEU CADASTRO E SUA PESQUISA AGORA!

 

DICA DE OURO: Existe uma aba no blog chamada “ROTEIROS GRATUITOS” e lá você pode baixar todas as planilhas que eu tenho de roteiros de viagem. É tudo gratuito e você encontra na planilha não só dica de lugares pra visitar, como também dicas de transportes, hostels e gastos.

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras!

Até a próxima!

Beijos,

Mary

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Cartão de débito internacional: Transferwise
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago (10% OFF VIDAMOCHILEIRA10): @fuigosteitrips
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Seguro Viagem para viagens longas e nômades digitais ($37 dólares por 4 semanas): SafetyWing
– Chip de Internet (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Chip de Internet Yes Brasil
– Consultoria de viagens comigo: vidamochileira@gmail.com
– Aluguel de carro: Rentcars

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!