Ablo: app que conecta pessoas sem precisar falar Inglês

0

Oiiiii! Tudo bem?

Hoje eu venho com uma dica muito legal de aplicativo pra quem quer sair da zona de conforto, conhecer culturas diferentes, explorar novos lugares e conhecer pessoas de várias partes do mundo falando a sua língua materna!

O aplicativo Ablo (@abloworld) me convidou pra testar o app e contar o que eu tenho achado dessa experiência e eu tô achando tudo muito interessante e curioso. Eu já coleciono várias experiências culturais na bagagem: vou casar com um tcheco, meus avós são portugueses, já morei por 3 meses na Tailândia, fiz um intercâmbio de 3 meses nos Estados Unidos e moro há mais de 4 anos na Inglaterra. Essa coisa de conhecer novas culturas – culturas inclusive completamente diferentes da nossa – realmente me atrai e me deixa muito curiosa em termos de entender os comportamentos e pensamentos das pessoas.

ABLO APP: O QUE É? COMO FUNCIONA?

Ablo é um aplicativo gratuito, tanto pra iOS quanto pra Android, que tem como finalidade conectar pessoas do mundo todo que querem conhecer mais da cultura e realidade de outros países conversando com nativos daquela nacionalidade. O aplicativo é muito inteligente e dinâmico: ele que escolhe o destino e a pessoa que você vai conversar porque te conecta com pessoas que também estão online no mesmo instante que você, ou seja, você sempre tem a oportunidade de conversar com várias pessoas a qualquer momento que você entrar no app. – Não tem como você escolher o destino porque eu acredito que o objetivo do app é justamente fazer você sair da zona de conforto e interagir com o máximo de nacionalidades possíveis. Acredito que se a gente pudesse escolher o destino, talvez fôssemos escolher aqueles que nos são mais cômodos ou que já temos minimamente uma noção cultural, né?

A coisa que mais me fascinou no aplicativo Ablo é que ele te deixa livre pra escrever no chat com a sua língua materna porque ele traduz instantaneamente pra língua materna da pessoa que você está conversando. Por exemplo, se eu estou conversando com uma pessoa da Rússia, eu posso escrever a conversa toda em português que a pessoa vai ler em russo no celular dela e as respostas dela em russo serão traduzidas automaticamente pra mim em português. OU SEJA, você não precisa necessariamente falar/saber inglês pra poder conversar e se conectar com pessoas do mundo todo. Eu achei isso simplesmente fascinante! Imagina não existir mais a barreira da língua e você poder explorar vários lugares do mundo falando sua língua materna sem sair de casa?

OBSERVAÇÃO: O Ablo também possui um tradutor de idiomas integrado com um recurso de voz pra texto que garante que você e seus novos amigos se entendam mesmo sem falarem a mesma língua.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Pra sua conversa ser traduzida instantaneamente pra português a língua do seu celular precisa estar em português – na parte de configurações do celular. Caso esteja em inglês, a tradução simultânea do aplicativo se dará em inglês ou na língua do seu celular.

Eu acho que o Ablo é um ótimo aplicativo pra ser explorado por pessoas que amam viajar. Mas, também acredito que seja uma experiência incrível pras pessoas que tem medo de viajar sozinha, medo do desconhecido, medo de não saber como agir. Desde que comecei a usar o aplicativo já caí em vários países diferentes: Fui parar no Marrocos, Índia, Turquia, México, Egito, Paquistão, Indonésia, Geórgia, Nigéria, Peru e Rússia (sem sair de casa). Conversei com nativos, aprendi um monte de coisas legais sobre esses países e sobre essas culturas e pude compartilhar um pouco de dicas do nosso Brasil!

O Ablo é um aplicativo relativamente novo, apesar de estar crescendo muito rápido, e por isso acredito que ainda existam algumas melhorias a serem feitas, principalmente em relação à questão de alguns homens estarem usando o Ablo de forma indevida como app de relacionamento, o que não é o objetivo do aplicativo. Ajustes estão sendo feitos porque o Ablo não é um app de relacionamentos e isso fica explicitamente claro assim que você entra no aplicativo (aparece um pop-up com as boas práticas do app).

A equipe do Ablo leva essas Diretrizes Comunitárias muito a sério e faz de tudo pra oferecer uma experiência segura e agradável aos usuários do app. Inclusive, no topo direito do aplicativo tem uma opção para denunciar e/ou bloquear pessoas que forem obscenas ou ofensivas. Infelizmente o Ablo não consegue controlar ou prever o comportamento dos usuários e por isso é importante sempre relatar qualquer experiência negativa nesse sentido para que os usuários que estão desrespeitando as regras do aplicativo sejam banidos/bloqueados da plataforma.

A ideia do aplicativo é realmente muito boa e inovadora, né? Imagina você poder conhecer outra cultura, pegar dicas de lugares, restaurantes, transportes e muito mais com nativos daquele país! E o mais legal é que além de poder aprender um pouquinho de outra língua, você também pode afiar o seu inglês traduzindo as suas próprias mensagens – isso funciona quando a língua do seu celular está em inglês. Você pode escrever em português (apesar do celular estar com idioma inglês) e a pessoa vai ler na língua materna dela, no entanto quando a pessoa escrever pra você vai aparecer em inglês, já que a tradução simultânea é feita na língua selecionada nas configurações do seu celular. O objetivo do Ablo não é ensinar línguas e sim conectar pessoas, mas dá pra treinar um pouquinho de inglês se você quiser!

O Ablo é tipo um Whatsapp mundial onde, em vez de você se conectar com pessoas que você já conhece, você tem a possibilidade de sair da zona de conforto e conhecer novas pessoas e culturas, podendo conversar por chat, vídeo chamada e compartilhar fotos. Quem sabe não é até uma forma de conseguir um sofazinho na casa de alguém quando você for viajar pra aquele lugar, né?!

Como o Ablo foi lançado recentemente, ainda pode demorar um pouco pra ter muita gente usando o app todos os dias. É possível conversar com mulheres ou homens (apesar de no momento ter um número maior de homens) de todos os países e culturas. A escolha da pessoa que você vai conversar no chat é completamente aleatória, ou seja, não tem como você escolher o país, a cidade ou o continente para onde o aviãozinho do app vai te mandar (isso é uma coisa que eles estão pensando em mudar futuramente).

Depois de iniciar uma conversa, existe a possibilidade de você convidar aquela pessoa pra ser sua amiga, isso significa que você vai adicionar ela na sua lista amiga, como se fosse um chat pessoal. Esse chat funciona exatamente como um Whatsapp, onde você tem a lista dos seus amigos e pode entrar em contato com eles sempre que quiser. Essa ideia da lista amiga é pra facilitar a retomada de conversas entre pessoas que se conectaram uma vez e gostariam de continuar conversando. Se você sair de uma conversa sem adicionar aquela pessoa na sua lista amiga, as chances de você reencontrá-la de novo são mínimas, já que o app seleciona os destinos de forma aleatória. Por isso, se você gostou de conversar com alguém, a minha dica é já adicionar a pessoa na sua lista amiga, porque dessa forma vocês conseguem voltar a conversar sempre que quiserem (basta clicar nos três pontinhos do canto superior direito do chat).

 

ABLO MOMENT

O Ablo lançou também a campanha #AbloMoment que basicamente coleta os momentos de conexão e empatia entre as pessoas do aplicativo através da “abertura da mente” proporcionada pelas conversas das pessoas de várias partes do mundo. Pessoas do mundo todo podem compartilhar seu #AbloMoment através da hashtag nas suas redes sociais.

Eu tenho quatro #AbloMoments maravilhosos:

– A conversa com um turco que me contou um pouco sobre a cidade dele que se chama Van e fica na Turquia. Eu nem sabia que essa cidade existia e por isso fui pesquisar as imagens no Google e fiquei encantada com a cidade. Olha que legal! Eu descobri um lugar lindo e completamente novo pra mim, através de uma conversa no Ablo!

– Eu conversei com uma menina da Rússia que tava me contando a rotina dela como secretária de uma empresa importante de lá! Ela me contou também um pouquinho sobre a rotina da cidade e como é a diferença do humor das pessoas no inverno e no verão russo! Hahahahaha

– Tive uma conversa super legal com um cara da Geórgia que me falou um pouco sobre como é morar lá e sobre os pontos turísticos legais de serem visitados. Ele me disse que ama o país dele e que é muito feliz vivendo lá!

– Eu tive uma conversa simplesmente incrível com um cara da Nigéria, que é professor de matemática de jovens que vão ingressar na Universidade. Ele me falou sobre o custo de vida do país e estava começando a me falar sobre pontos turísticos da Nigéria quando precisei sair do app. Adicionei ele na minha lista amiga e pretendo voltar a conversar com ele sobre a cultura nigeriana.

COMO O APLICATIVO ABLO FUNCIONA?

Uma vez que você fez o seu login, o aplicativo estará pronto pra te enviar pro destino da sua conversa. O aplicativo vai te pedir um tempo pra verificar as pessoas online naquele momento e, aleatoriamente, vai te enviar pra um país. Assim que o país for definido vai aparecer um pop-up mostrando o nome e a foto da pessoa que você vai conversar (se você não quiser usar uma foto sua, tudo bem!).

Nesse pop-up da conversa você vai ver o horário local da pessoa que você vai conversar e também o clima e temperatura daquele país no momento. Além disso, pra facilitar a interação no início da conversa, o app sugere um assunto que vocês podem conversar como, por exemplo: Qual seu filme favorito? O que você diria pra um E.T? Pra onde você gostaria de viajar? Qual sua comida favorita?

Você vai conversar, trocar dicas, conhecer um pouco mais da cultura daquela pessoa e se quiser adicionar essa pessoa na sua lista amiga é só clicar nos três pontinhos no canto superior direito da sua conversa. Além disso, o chat te permite fazer chamada de vídeo, mandar fotos, compartilhar fotos da sua galeria do celular e também mandar gif!

Uma coisa que eu percebi é que muita gente entra no app e não tem noção de que já será encaminhado pra um conversa logo. E aí o que acontece é que a maioria das pessoas leva um susto quando vê o pop-up da conversa e acaba saindo do chat sem nem dar OI! Não porque sejam mal-educados, mas sim porque levam um susto mesmo e, às vezes, só estavam querendo ver como era o app e não necessariamente planejando conversar naquele momento.

Outra coisa bem legal do Ablo é que o aplicativo te estimula a viver o maior número de experiências possíveis na plataforma através de recompensas, que são pequenos stickers que você ganha toda vez que completa um desafio do app: Super amigável, viajante social, entusiasta, viagem urbana, viajante terrestre, etc. O aplicativo mantém um ranking entre os seus amigos (lista amiga) pra ver quem teve mais conversas no app durante a semana.

Ahh! E se você cancela muitas conversas o app te envia uma mensagem te lembrando qual é o objetivo da plataforma e te convida a se retirar se não for o que você estava buscando. A mensagem do pop-up é fofinha, mas basicamente o conteúdo dela é esse: “Ou você fica e se comporta direito na plataforma ou se não estiver satisfeito pode sair. ” Eu achei isso genial, porque faz com que as pessoas alinhem expectativas e quem não estiver feliz é melhor que saia mesmo em vez de ficar fazendo bagunça na plataforma, né?

Enfim, eu realmente tô curtindo muito a experiência na plataforma e espero, de verdade, que mais pessoas comecem a usar o Ablo, principalmente mais mulheres, porque eu acredito que o dia em que as pessoas entenderem o poder positivo desse app em relação à conexão de culturas, lugares e pessoas (e não com o objetivo de relacionamentos como alguns homens estão achando) poderemos atingir coisas incríveis enquanto pessoas apaixonadas por viagens!

Não deixe de seguir o perfil da @abloworld no Instagram pra acompanhar as novidades do app.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Esse é um publipost. Eu aceitei escrever sobre esse aplicativo aqui no blog, porque de fato eu uso e gosto das experiências que estou tendo. Por causa da inteligência do aplicativo, tive a oportunidade de conversar com várias pessoas diferentes e conhecer lugares que eu nem sabia que existiam. O aplicativo tem algumas melhorias a serem feitas, principalmente em relação à questão de alguns homens estarem usando o Ablo de forma indevida como app de relacionamento, o que não é o objetivo do aplicativo. Ajustes estão sendo feitos e eu acredito muito no potencial desse aplicativo. Por isso, eu tô indicando ele como uma ferramenta interessante pra você poder viver uma experiência legal pra sair da sua zona de conforto e explorar novos lugares e culturas e conhecer pessoas diferentes, falando a sua língua materna sem sair de casa.

Espero que esse post tenha sido útil e se você conhece alguma pessoa que precisa ler isso, compartilha o link com ela!

Ahh! Não esquece de me seguir no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar as minhas aventuras em tempo real!

Até a próxima!

Beijos,

Mary

 

Gostou das dicas do blog?

Toda vez que você usa um link do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso (nadinha)! Você simplesmente me ajuda a continuar produzindo conteúdos que, com certeza, vão te ajudar nas suas próximas viagens!

Os links do Vida Mochileira são de serviços que eu mesma uso e recomendo:

– Worldpackers ($10 dólares OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRAWP): Worldpackers
– Hospedagem: Booking.com, Airbnb
– Cartão de débito internacional: Transferwise
– Passeios no Atacama, Salar de Uyuni e Santiago (10% OFF VIDAMOCHILEIRA10): @fuigosteitrips
– Seguro Viagem (5% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA5): Seguros Promo
– Seguro Viagem para viagens longas e nômades digitais ($37 dólares por 4 semanas): SafetyWing
– Chip de Internet (10% OFF usando o cupom VIDAMOCHILEIRA10): Chip de Internet Yes Brasil
– Consultoria de viagens comigo: vidamochileira@gmail.com
– Aluguel de carro: Rentcars

Muito Obrigada! Me segue também no Instagram (@vidamochileira) pra acompanhar minhas aventuras!