21 aplicativos que podem te ajudar muito numa viagem

emprego
8 dicas de como conseguir emprego rápido no exterior
11 de agosto de 2017
Carla 3
Curiosidades sobre a vida nômade
25 de setembro de 2017
 
Falaaaa galeraaaa!

Você pode planejar a sua viagem com o máximo de antecedência que puder, coletar e organizar todas as informações que achar na internet, mas ainda sim não vai conseguir fugir das dezenas de aplicativos de viagem que vão facilitar a sua vida antes e durante as suas trips.

DICA 1: Baixe os aplicativos em casa e faça todos os updates necessários antes da sua viagem.
Baixe os aplicativos que você quiser e os que você achar que vão te ajudar nas suas viagens. Essas são algumas ideias de aplicativos que vão facilitar a sua vida, mas VOCÊ FICA LIVRE pra baixar os que você quiser. Se não quiser baixar todos, não precisa, escolha os que melhor te auxiliarão nas tuas viagens e nos teus objetivos
.

DICA 2: Invista pelo menos 5 minutinhos em cada aplicativo que você baixou pra entender como eles funcionam e quais são os benefícios que eles podem trazer pra sua viagem.

Parece bobeira ou futilidade ter muitos aplicativos no celular, mas a verdade é que muitos deles ajudam bastante na hora de você planejar, organizar e economizar as suas viagens, fazendo um roteiro mais inteligente e otimizando seu tempo nos lugares que você vai visitar.

Vamos à pequena grande listinha que eu fiz?

Mais uma vez, quero enfatizar que você deve baixar os aplicativos que melhor te auxiliarão nos objetivos das suas viagens. Nem todo mundo precisa baixar todos, cada aplicativo tem um benefício diferente e eles terão vantagens diferentes dependendo do modelo que você escolher pra sua viagem.

Exemplo: Se você não pretende pegar carona na sua viagem, não precisa baixar o Bla Bla Car.

Como eu disse antes, essa é uma lista com ideias de aplicativos bons e úteis que vão facilitar a sua vida durante as viagens. Entenda qual é o seu objetivo em cada viagem que você fizer e faça o download dos aplicativos que você acha que realmente vai usar e abusar!

OBS: Depois que eu fiz esse post, lembrei de mais 4 aplicativos muito bons pra viagem. Dá uma olhadinha na parte do BÔNUS pra ver se eles fazem sentido pros seus objetivos de viagem.

1. SKYSCANNER
Além de criar múltiplos alertas de mudança de preços no seu email (você pode colocar alerta pra vários destinos diferentes), esse site te dá a opção de ver as melhores tarifas do mês inteiro que você está pensando em viajar.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

2. ROME2RIO
É uma plataforma que te mostra as várias opções de transportes e empresas que fazem o trajeto que você procura. Além de te dar uma estimativa de preço, a plataforma ainda te mostra quanto tempo sua viagem vai durar em cada tipo de transporte possível. O Rome2rio tem um banco de dados de vôos, trem, ferry, ônibus e rotas de rotas para a rota atual que você procura.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

3. XE CURRENCY
É basicamente um aplicativo de conversão de moeda que é atualizado diariamente com as cotações do dia. É importante você tentar atualizá-lo sempre quando tiver internet pra ter a cotação mais real possível.

Além de mostrar a cotação do dia (que você pode usar como base na hora de trocar dinheiro durante a sua viagem), o aplicativo ainda conta com alguns benefícios como:

- Rate alerts: Quando o câmbio que você procura atingi a taxa desejada (que você vai estipular), o aplicativo te envia um email;

- Histórico das cotações dos últimos dias: Você consegue avaliar se a moeda que você procura tá caindo ou subindo;

- Calculadora de despesas de viagem: Acompanhe suas despesas quando viaja para o exterior e faça compras em moedas diferentes. Esta ferramenta simples usa taxas históricas para calcular as taxas de câmbio para que você não precise. Você pode até salvar seu progresso online e imprimir um relatório;

- IBAN Calculator;

- Transferência de dinheiro (mas essa ferramenta específica eu não aconselho, porque nunca usei e não se é segura, mas o resto das ferramentas do aplicativo eu super recomendo!).

Disponível GRATUITAMENTE para download.

4. MELHOR CÂMBIO
Além do XE CURRENCY, existe esse outro aplicativo de conversão de moeda que além de te dar as melhores cotações do dia, ele ainda te mostra as lojas que aplicam aquele valor pra você poder trocar o dinheiro fisicamente.

Vale a pena ter os dois aplicativos pra comparar as cotações entre eles também. Eu sempre uso os dois na hora de checar a melhor cotação do dia.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

• O Melhor Câmbio só tem disponível para iOS, mas é possível achar aplicativos bem similares pra Android.

5. GOOGLE TRIPS
O Google Trips facilita a exploração do mundo organizando sua informação essencial em um só lugar e você consegue acessar todas as informações mesmo estando offline. Esse aplicativo é muito bom pra você pegar sugestões de atividades com base no que está nas proximidades, planos de dia personalizáveis, dicas de restaurantes e bares, coisas que você precisa visitar naquela cidade.

Além disso tudo, o aplicativo conta com uma área reservada para “Coisas que você precisa saber” e nessa área você tem acesso aos números da polícia, bombeiros, hospitais e farmácias daquela cidade e ainda consegue saber mais coisas sobre outras áreas específicas como: compras (horários que as lojas abrem e fecham), dinheiro (coisas curiosas como gorjeta dos lugares, a cotação do dia e a taxa de reembolso) e internet daquela cidade que você está visitando.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

6. TRIPADVISOR
É a melhor ferramenta que você pode ter no seu celular em termos de avaliação de experiências de outros viajantes. Eu não me hospedo num hostel ou como num restaurante sem antes conferir as avaliações de outras pessoas sobre esses estabelecimentos. O Tripadvisor é uma plataforma multiuso de recomendações baseadas em experiências de quem já usou os serviços ou produtos.

O aplicativo reúne avaliações de hotéis, restaurantes, passeios e também compartilha dicas de roteiros com os usuários. Qualquer pessoa pode deixar sua avaliação no site/aplicativo e contribuir para que mais pessoas possam organizar suas viagens baseando-se em boas experiências e evitando cair em furadas.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

 
7. COUCHSURFING
Fazer couchsurfing é a melhor maneira de viajar sem gastar nada com acomodação e de quebra ainda vivenciar a vida dos moradores locais. O aplicativo conecta pessoas que querem receber outras pessoas em suas casas de forma gratuita, cedendo um sofá, uma cama ou um colchonete com pessoas que estão viajando e não querem gastar muito.

Fazer couchsurfing é uma maneira incrível de vivenciar a rotina do lugar, fazer novos amigos e abrir sua mente pra novas experiências. São mais de 12 milhões de pessoas inscritas na plataforma que estão espalhadas por mais de 230 mil cidades no mundo todo.

Pra começar a usar o aplicativo basta criar um perfil com alguns dados pessoais (idade, hobbies, profissão, etc) e depois começar a procurar anfitriões. Você pode escolher ser também um anfitrião além de ser um viajante.

DICA: Se você quiser ser aceito pelos anfitriões com mais facilidade na hora de procurar uma casa no aplicativo, é muito importante que seu perfil tenha recomendações de amigos dizendo que você é uma pessoa legal e que respeita regras, bla bla bla... Isso é fundamental pro anfitrião se sentir seguro e confortável em te receber na casa dele.

ALERTA: Como o couchsurfing é como se fosse um favor que a pessoa tá fazendo a você cedendo a casa dela de graça pra te receber, não espere o conforto e a hospitalidade de um hotel 5 estrelas. Você está na casa dos outros de favor, então não seja muito exigente, né?

Disponível GRATUITAMENTE para download.

8. AIRBNB
O Airbnb é um aplicativo muito bom pra quem procura acomodação com um preço acessível. A plataforma oferece casas, apartamentos ou quartos pra alugar por um determinado período (o que você escolher). Eu vejo o Airbnb como se fosse um hotel mais com um custo X benefício melhor. Muitas vezes você consegue ofertas de apartamentos super bem localizados e aconchegantes que você pode dividir o valor com os amigos ou a família dependendo do tipo de viagem que você for fazer.

Se for viajar sozinho, uma ótima opção é alugar só o quarto na casa da pessoa. Você terá a sua privacidade e o seu conforto garantidos.

Tudo é bem organizado e profissional e você pode ler tudo sobre o apartamento ou quarto, desde localização e os valores até as regras do lugar (pode animal ou não ,pode fumante ou não, tem hora de chegada e saída...) e as recomendações dos hóspedes anterioes na descrição da oferta.

DICA: O aplicativo criou uma outra ferramenta além da hospedagem, que é a aba “Experiências” nessa aba você pode pesquisar os principais passeios do lugar e ver as recomendações das pessoas que já utilizaram aqueles serviços ou produtos.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

9. UBER
Uber é um aplicativo pra solicitar viagens rápidas e confiáveis em apenas alguns minutos, disponível 24 horas por dia. O pagamento é fácil e rápido, com cartão de crédito ou em dinheiro (disponível em algumas cidades). É sempre bom dar um confere no Uber antes de pegar um táxi ou transporte público na cidade que você tá visitando, porque em alguns lugares como por exemplo a Tailândia sai muito mais barato pegar um Uber do que o tuk tuk.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

10. WORLDPACKERS
O Worldpackers é um site que também tem disponibilidade em aplicativo que te conecta com lugares ao redor do mundo onde você pode trocar suas habilidades (qualquer uma) por hospedagem.

Você pode encontrar oportunidades de intercâmbio de trabalho e voluntariado em hostels, albergues, pousadas, ONGs, projetos sociais, escolas, institutos de permacultura, sítios e fazendas orgânicas em mais de 100 países.

É ótimo pra quem quer gastar pouco e ter a puta experiência de conhecer outras culturas, aprender outras línguas, fazer novos amigos.

Você pode usar a Worldpackers para:
* Intercâmbio e voluntariado no exterior

* Ano sabático

* Ganhar experiência internacional nas férias da faculdade ou do trabalho

* Fazer mochilão gastando pouco no Brasil ou fora

* Aprender uma língua convivendo com moradores locais

Disponível GRATUITAMENTE para download.

11. TRIPIT
O Tripit organiza instantaneamente todos os seus planos de viagem em um só lugar. Você só precisa encaminhar um email de confirmação de viagem para plans@tripit.com e o aplicativo criará um itinerário mestre para cada uma das suas viagens.

Você não precisa mais se preocupar em decorar todo seu roteiro, rastrear suas reservas, lembrar de todos os seus voos e horários de check-in. O tripit organiza todas essas informações pra você através do seu e-mail e a melhor coisa desse aplicativo é que uma vez que as informações são adicionadas e salvas, você pode acessá-las no modo off-line.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

12. PACKR
Esse é um ótimo aplicativo pra quem odeia arrumar mala. O Packr é um aplicativo de check-list que se baseia no destino e nas atividades que você programar. Então, se você marcar que vai pra algum lugar de praia ele vai te lembrar que você precisa de biquínis ou sungas e vai fazer um check-lista todo personalizado pensando naquele destino que você marcou, aí você só precisa adicionar a quantidade nos itens que ele mostrar.

Por exemplo: Ele vai colocar lá uma quantidade de blusas pensando no período que você marcou, mas você pode alterar a quantidade se quiser!

Ahhh! O aplicativo ainda te mostra a previsão do tempo do lugar que você tá indo.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

O Packr só tem disponível para iOS, mas é possível achar aplicativos bem similares pra Android como o Pack Point ou Lista de Embalagem (Packking).

 
13. BOOKING.COM
O Booking.com é um dos aplicativos de reservas de hospedagem mais conhecidos e usados no mundo. Pelo Booking.com você pode achar milhares de hotéis, hostels e pousadas no mundo todo e fazer sua pesquisa através de filtros como: menor preço, hotéis mais bem avaliados pelo hóspedes, distância do centro da cidade, notas de avaliação e preço, estrelas e também é possível ver as promoções relâmpagos chamados Genius.

Sabe qual é a melhor parte do aplicativo da Booking.com? Confirmação na hora, check-in sem papelada (você pode usar o próprio aplicativo) e mapas off-line (geralmente são enviados por email em formato PDF), sempre que você faz uma reserva!

Eu particularmente, faço todas as minhas reservas pelo Booking.com e acho muitos hostels com custo X benefício muito bom e valores bem acessíveis.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

14. WIFI FINDER
Esse aplicativo tem, basicamente, o objetivo de achar wifis gratuitos próximos à sua localidade. Além de te informar o lugar exato (com mapinha e endereço completo), o aplicativo ainda te mostra a distância que aquele hotspot tá de você e se a rede for fechada o aplicativo consegue identificar a rede e a senha.

DICA: Você vai precisar de internet pra carregar as informações da cidade que você estiver, mas depois consegue usar no modo off-line todas aquelas informações que você carregou antes.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

15. BLA BLA CAR
A BlaBlaCar é o maior aplicativo de caronas entre cidades do mundo, com mais de 35 milhões de usuários. A BlaBlaCar não é um aplicativo de táxi. As viagens são entre cidades, e não dentro da cidade. É importante saber que o motorista não lucra, apenas divide os custos da viagem com o carona.

Esse aplicativo é bem legal em termos de sustentabilidade porque o motorista não presta um serviço de transporte sob demanda, e sim dá carona numa viagem que acontecerá de qualquer maneira.

Antes mesmo de pedir um Uber, ou comprar uma passagem de trem ou ônibus, dê um confere nesse aplicativo porque às vezes os preços são bem acessíveis e você ainda faz amigos pelo caminho.

Como funciona?
• O motorista insere a origem, destino, e publica a viagem.

• Passageiros escolhem entre umas das caronas disponíveis e pedem para reservar um lugar.

• O motorista confere o perfil do passageiro e aprova o pedido de reserva.

• Pronto! Motoristas e passageiros viajam juntos, dividem os custos e aproveitam a companhia.

• Após a viagem, motorista e passageiros se avaliam com 1-5 estrelas.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

16. GOOGLE MAPS
Sem dúvida açguma, esse é um aplicativo que você precisa ter no seu celular. Bem parecido com o Waze, o Google Maps exibe dados de transporte público, trânsito, navegação GPS em tempo real e detalhes sobre milhões de lugares, como avaliações e horários de pico, sinalizados através de cores no trajeto que você colocar no mapa.

O aplicativo mostra as opções mais rápidas de trajetos para o destino procurado no aplicativo. Você consegue ter uma estimativa do tempo do percurso seja ele de carro ou transporte público.

Além disso, se você tá indo explorar uma nova cidade e não faz ideia de como chegar naquele ponto turístico, o Google Maps te ajuda mostrando o caminho mais rápido e fácil: a pé, de ônibus, trem, carro, etc.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

17. FIELD TRIP
Você não precisa mais viajar carregando aqueles guias de viagem pesados qjue você só usa uma vez e nunca mais. O Field Trip vai facilitar a sua vida na hora de viajar e descobrir a história e as curiosidades dos lugares que você visita.

A ideia do aplicativo é ser um verdadeiro guia turístico de viagens para as coisas bacanas, únicas e desconhecidas no mundo a seu redor. Esse aplicativo é executado em segundo plano no telefone. Quando você se aproxima de um lugar interessante, é exibido um card com detalhes sobre o local. Não é preciso clicar. Se você estiver usando fones de ouvido ou Bluetooth, o aplicativo poderá ler as informações para você.

O Field Trip pode ajudar você a descobrir tudo, desde a história local até os mais recentes e melhores lugares para fazer compras, comer e se divertir. Você seleciona os feeds locais desejados, e as informações aparecem em seu telefone automaticamente conforme você se aproxima dos lugares.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

18. MINUBE
Esse aplicativo é ótimo pra quem curte roteiros de viagem prontos. O Minube é uma mistura de Google Trips com TripAdvisor. Ele basicamente te informa todos os pontos turísticos da região que você tá visitando e de quebra ainda mostra as recomendações de outros viajantes.

Uma coisa muito legal do aplicativo é que ele é bem organizado e divido por temas, além de ser repleto de fotos que ilustram os locais que você tá pensando em visitar.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

 
19. AROUND ME
Esse aplicativo é super prático e fácil de usar. Ele identifica a sua localização e permite que você escolha o serviço mais próximo: banco, bares, postos de gasolina, teatros, cinemas, hospitais, restaurantes, supermercados, etc.

O AroundMe te mostra uma lista completa de todas as empresas da categoria em que tocou em conjunto com a distância de onde você está.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

20. PAYPAL
O Paypal é uma ferramenta de “banco online” onde você conecta a sua conta bancária física (digamos assim) a uma conta bancária na nuvem que é o seu email do Paypal.

Fazer compras, pagamentos e até transferência de dinheiro em menos de 5 minutos nunca foi tão fácil e seguro.

Eu super recomendo que você tenha esse aplicativo instalado no seu celular e a sua conta ativada antes de iniciar a viagem pra caso surja alguma emergência ou imprevisto e você precise receber um dinheiro rápido na sua conta. Como o paypal é ligado à sua conta física, o dinheiro da transferência feito pelo Paypal é depositado na sua conta corrente e você pode sacar ou usar seu cartão em qualquer lugar do mundo (lembrando que não é aconselhável usar cartão de crédito durante as viagens pelo alto valor da taxa do IOF, mas em casos de emergência o Paypal pode ser a solução).

Disponível GRATUITAMENTE para download.

21. MAPS.ME
Esse aplicativo nada mais é do que um mapa dentro do seu celular. As funções desse aplicativo são bem similares às do Google Maps, com uma única e importante diferença: Os mapas do Maps.me funcionam no modo off-line e você pode seguir sua viagem sem se preocupar em não ficar perdido ou gastar horas tentando achar aquele ponto turístico que você tanto queria ver.

Disponível GRATUITAMENTE para download.

BÔNUS

22. UNIT PLUS
Esse aplicativo nada mais é do que um conversor de unidades. Ter esse app é muito importante pra você não ficar perdido nos outros países que você for visitar.

O Unit Plus converte as seguintes unidades:
* Área
* Moeda (155 moedas mundiais atualizadas a cada 15 min.)
* Dados do computador de dados (byte, kilobyte, megabyte, etc.)
* Combustível
* Comprimento
* Poder
* Pressão
* Rapidez
* Temperatura
* Tempo (dias, semanas, horas, etc.)
* Volume (seco e molhado)
* Peso

Disponível GRATUITAMENTE para download.

23. FLIGHT AWARE
Esse aplicativo é ótimo pra você que vive voando por aí! O Flight Aware te mostra todas as informações do seu voo e de qualquer voo que você esteja procurando.

O Flight Aware disponibiliza mapas de rastreio de voos em tela cheia (com meteorologia NEXRAD)

Esse aplicativo te mostra informações como:
- Estado do voo
- Informações e alterações de porta/terminal
- Atrasos e cancelamentos
- Ligações de voos e estado
- Alertas de voo
- Partida prevista com rota de voo
- Alterações no tempo de partida/chegada
- Avisos de partidas e chegadas

Disponível GRATUITAMENTE para download.

24. GOOGLE TRADUTOR
Eu acho que todo mundo já conhece esse aplicativo de tradução, né? Ele basicamente traduz qualquer língua (103 línguas pra ser mais exata) que você precisar durante uma viagem. A tradução é bem literal então, às vezes, você não vai ter frases perfeitas e fluentes, mas ele é um dos melhores tradutores que existe.

Agora, o que eu acho que a maioria das pessoas não sabe é que o Google Tradutor tem a opção de tradução OFFLINE para 52 idiomas!

>>> Pra usar o modo off-line você só precisa ir nas configurações e clicar na parte “Tradução Off-line” e depois você só precisa escolher as línguas que quer traduzir e fazer o download delas.

O aplicativo é bem fácil de usar e tem várias ferramentas ótimas como:
- A câmera tradutora, onde você pode usar a sua câmera para traduzir um texto instantaneamente em 30 idiomas. Basta você ativar a câmera e posicioná-la em frente ao texto que você quer traduzir.
- Modo câmera: tire fotos de textos para ter traduções de melhor qualidade em 37 idiomas
- Modo conversa: tradução de voz bidirecional instantânea em 32 idiomas
- Manuscrito: desenhe caracteres em 93 idiomas em vez de usar o teclado
- Lista de frases: marque traduções com uma estrela e salve-as para referência futura em qualquer idioma

Disponível GRATUITAMENTE para download.

25. GOOGLE FOTOS
Pra quem gosta de tirar muitas fotos durante as viagens, mas não tem muita memória no celular, o Google Fotos é o melhor aplicativo de armazenamento de fotos na nuvem sem ocupar o espaço do celular.

Todas as fotos são arquivadas através de wifi ou internet automaticamente (as fotos fazem upload mais rápido quando o app tá aberto). Se você precisar deletar as fotos do celular e um dia quiser recuperar aquela foto antiga, basta você ir no Google Photos e fazer o download dela.

O aplicativo tem dezenas de vantagens como:

- Armazenamento ilimitado e gratuito de fotos e vídeos,

- Pesquisa visual: Você pode pesquisar suas fotos pelas pessoas, lugares e coisas que aparecem nelas, sem precisar de tags, - Você pode armazenar as suas fotos em pastas da forma que você quiser,

- O aplicativo produz vídeos, colagens, animações e panorâmicas automaticamente, mas você também pode criar sozinho se quiser,

- Edição de fotos,

- Compartilhamento de fotos com outras pessoas: Basta você criar um álbum e compartilhá-lo com quem você quiser,

Disponível GRATUITAMENTE para download.

Espero que você tenha curtido as minhas dicas de aplicativos legais pra usar antes e durante as viagens. Se você achou esse conteúdo útil, compartilhe com os amigos e com a família, por favor. Quanto mais gente viajando melhor, afinal, serão mais pessoas felizes e com mente aberta espalhando amor por aí!

Se você conhecer ou usar outros apps que não estejam nessa lista, me deixa nos comentários algumas sugestões.

Se você quer curtir outras dicas de viagem, me segue no Instagram (@vidamochileira) também que eu compartilho várias coisa legais por lá.

Se você tiver qualquer dúvida, me manda um email (contato@vidamochileira.com.br) que eu respondo bem rapidinho!

Beijinhos e até a próxima!

 



Maryana Teles
Maryana Teles
Carioca, publicitária e apaixonada (digamos que, talvez, viciada) por viagens de estilo low cost. 25 países na bagagem e muitas histórias, micos, dicas e inspirações pra quem também vive (ou quer viver) uma VIDA MOCHILEIRA!
  • Gerson Soares

    Faltou este: http://www.myooni.com

    • Vida Mochileira

      Oiii Gerson!

      Vou dar uma olhada nele sim! Muito obrigada pela dica!

      Bjs

      Mary

  • Marcos Arata

    Faltou o Dubbi.com.br! Rede colaborativa de perguntas e respostas de viagem! 🙂 tem iOS e Android

    • Vida Mochileira

      Opaaa! Brigadinha pela dica Marcos! Vou baixar aqui pra ver esse aplicativo também!

      Bjs

      Mary